terça-feira, 8 de julho de 2008

Semear ventos

3ª Feira - XIV Comum
Ontem ao ouvir o Profeta Oseias a dizer que Deus quer levar-nos até ao deserto e aí fala ao nosso coração, pensei que Deus falava com mimos, com ternura, com palavras doces... pois falava ao nosso coração.
Na continuação da leitura, hoje, Deus diz:
"Considero-te abominável... Contra ti se inflamou a minha ira..."
Mas afinal Deus fala ao coração, mas com toda a verdade e dureza. Ele chama atenção, quer corrigir.
Deus fala-nos ao coração, mas com palavras duras e exigentes.
Segundo o grande pregador Pe. António Vieira, a melhor pregação não é aquela que me faz ficar contente com o pregador, mas aquela que me faz ficar triste comigo mesmo porque me faz ver a realidade que eu sou e a necessidade de me converter.
É por isso que as palavras de Deus são tão duras e exigentes apesar de serem ditas ao coração.
Também não sabia que há muita gente a citar o Profeta Oseias sem saber. Hoje o trecho da 1ª leitura apresenta a frase: "Quem semeia ventos, colhe tempestades..."
Tanta gente repete estas palavras sem saber queem a pronunciou primeiro e há quanto tempo.
Nós colhemos aquilo que semeamos.
Então não nos queixemos.
Quem semeia ventos, colhe tempestades.
Quem semeia boas boas, recolhe flores...

Sem comentários: