domingo, 28 de janeiro de 2024

Ele manda com autoridade


Ano B – IV domingo comum

A – Ficar calado

Por que é que Jesus manda calar o homem possesso de um espírito impuro, se ele falava a verdade?

Aqui vão as respostas que recolhi na celebração com os jovens:

1 - Porque Jesus era humilde – não queria honras ou elogios.

2 - Porque Jesus queria passar despercebido para que cada um pudesse descobri-lo por sua própria experiência.

3 - Porque Jesus não queria ser manifestado pelos espíritos impuros, mas pelos homens sinceros.

4 - Porque Jesus queria que desse testemunho dele não através de palavras, com a boca, mas através de atitudes, ações e exemplo da própria vida.

5 - Porque a resposta desse homem não estava correta. De facto, ele dizia que sabia quem era Jesus, mas afinal não era bem assim. Respondeu que Jesus era o Santo de Deus. Nós sabemos que isso não está correto – Jesus não é o Santo de Deus, mas o Deus Santo. Jesus é Deus, é o Filho de Deus. Por isso mandou calar esse homem porque não estava a falar a verdade.

 

B – Saber mandar

Todos os presentes ficaram admirados porque Jesus sabia mandar e todos obedeciam-lhe.

Em geral os jovens ainda hoje não fazem o que os adultos lhes mandam, não porque não querem fazer isso, mas porque não gostam da maneira dos adultos lhes mandar.

Um homem decidiu administrar doses de óleo de fígado de bacalhau ao seu Dobberman porque o tinham aconselhado a fim de estimular o apetite do animal. De modo que todos os dias segurava entre os joelhos a cabeça do cão, que resistia com todas as suas forças, obrigava-o a abrir a boca e vertia-lhe o óleo pelo gasganete. Porém um dia durante a tremenda resistência, o cão, ao fazer um movimento brusco com a cabeça, deu contra o frasco e tombou-o. O frasco partiu-se e o óleo derramou-se pelo chão. O seu dono ficou estupefacto. O cão começou a lamber o óleo, todo satisfeito. Afinal o cão gostava do óleo, mas não do modo como o seu dono pretendia dar-lho.

Jesus sabe mandar. Ele é um mestre perfeito. Como podemos recusar ou ignorar aquilo que ele nos propõe, convida ou nos disponibiliza?

 

Ver também:

Não digas nada a ninguém

Magistério e ministério

 

Sem comentários: