terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A menina está a dormir


3ª feira – IV semana comum
Pregação de São João Crisóstomo (+407):
Ao chegar a casa do chefe da sinagoga, encontrou grande alvoroço e gente a chorar e a gritar. Entrando, disse-lhes: Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu, está a dormir… Ela ergueu-se e começou a andar.
Jesus ensina-nos assim a não temer a morte, porque não é uma verdadeira morte: de agora em diante, não é mais do que um sono. E, como Ele próprio ia morrer, prepara os seus discípulos ressuscitando outras pessoas, para que tenham confiança nele e não se assustem quando Ele morrer. Porque, desde a vinda de Cristo, a morte tornou-se apenas um sono.
- Mas então explica-me porque foi que Jesus não ressuscitou o meu filho, a minha mãe, o meu marido como ressuscitou a filha de Jairo?
Ele ressuscitá-lo-á, em muito maior glória, não de maneira transitória, mas para sempre. Porque esta menina que Ele fez regressar à vida morreu de novo, enquanto o teu filho, quando Ele o ressuscitar, permanecerá imortal. Portanto, que ninguém chore, nem se lamente, nem critique a obra de Cristo. Porque Ele venceu a morte. Porque derramas lágrimas inúteis? A morte tornou-se um sono que nos leva a acordar na eternidade.
 
Conclusão
A morte é um sono.
Nós morremos para nos levantarmos.
Nós não vivemos para morrer.
Nós morremos para viver.
 
Ver também:
Kum, isto é, levanta-te
 


Sem comentários: