segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A alegria de ser batizado


Festa do Batismo do Senhor

1ª mensagem

Ao sair da água, Jesus foi o único a reconhecer a voz do céu: “Tu és meu Filho muito amado”. Estas palavras são dirigidas, hoje, a nós: “Tu és meu Filho muito amado”, ou seja, “Em ti, sou feliz”!

 

2ª mensagem

Lembre-nos esta água o batismo que recebemos, e recorde-nos Jesus Cristo, água viva, que nos remiu com a sua paixão e ressurreição.

3ª mensagem

Um rapaz de quatorze anos assumiu-se católico praticante e toda a sala de aula fez chacota. Perante a troça dos pares de turma, não se intimidou e declarou:

- Porque se riem de mim? Por eu ser católico praticante? Eu sou batizado na Igreja Católica, rezo em casa com a minha família e vou à paróquia ao domingo. Vou à catequese, rezo sozinho e com os meus amigos católicos. Eu não tenho vergonha de ser católico!

E os risos continuaram, mas agora só de metade da turma. E ele prosseguiu:

- Não, não vos levo a mal o vosso gozo. Não, nada. Só há uma coisa que eu não percebo: porque vos incomoda que eu seja católico? É que a mim não incomoda nada que algum de vós seja hindu, judeu, muçulmano, não praticante ou ou mesmo ateu, porque vós sois meus amigos. Não me importa se rezais ou não; ou se rezais a este ou aquele deus. Não me preocupa como sois, eu só quero amigos que possam respeitar-me tal como sou: um católico, fiel ao seu batismo e que reza!

E a turma toda em silêncio correu a abraçá-lo

E partir desse dia começaram a ter orgulho e até alguma inveja deste seu colega e amigo católico praticante.


À margem:

Hoje é o dia de todos se lembrarem do seu batismo.

Quem não sabe o dia do seu batismo, pode saber pelo menos o mês.

E se não souber nem o dia nem o mês, pelo menos será capaz de saber em que ano foi batismo.

Se mesmo assim não souber em que ano, pode saber em que lugar aconteceu o seu batismo.

E se nem isso sabe, de certeza que há algo que saberá:

Tem a certeza que foi batizado, mesmo sem saber o dia, o mês, o ano ou o lugar.

De facto, há dias, alguém veio perguntar-me:

- Eu quero comemorar o dia do meu batismo, mas não sei a data e nem tenho possibilidade que pesquisar, pois foi numa aldeia perdida em África. Que posso fazer?

- Faz assim - celebra o dia do teu batismo no mesmo dia do Batismo de Jesus. Ele foi batizado para que tu fosses batizado. O seu dia é o nosso, e o nosso batismo é o seu.

Ou então faz como eu - Sei perfeitamente a data do meu batismo o local, o ministro sagrado, os padrinhos etc. Não celebro apenas nesse dia, mas cada dia e em vários momentos ou horas. Sempre que eu me benzo com água benta, estou a recordar o meu batismo. Sempre que digo Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo estou a recordar o meu batismo. Esta renovação não é apenas num dia por ano, mas todos os dias e a qualquer hora.

De facto, ninguém pode esquecer o seu batismo.


Ver também:

Jesus foi batizado porquê

Uma declaração de amor

 

Sem comentários: