domingo, 26 de novembro de 2023

Ovelhas à sua direita


Ano A – XXXIV domingo comum

Solenidade de nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do universo

No trecho do evangelho de hoje Jesus no seu trono celeste coroa de glória os que praticaram as obras de misericórdia, ou seja, os que praticaram o bem e a caridade para com os irmãos.

Ele separa os justos dos preguiçosos.

Aos justos chama para a sua direita como ovelhas e aos preguiçosos para a sua esquerda como cabritos.

Porquê?

Porque a mão direita é a mão do bem, da criação e do afeto.

Mas há outra explicação para isso. Quem nos dá é Santa Teresinha do Menino Jesus.

Acompanhemos a explicação de matemática de Santa Teresinha.

O número zero, por si só, não tem valor, escreveu ela, mas colocado ao lado de um outro número ele se torna potente, desde que colocado do lado certo, depois e não antes.

Podemos usar o número 1 para simbolizar a divindade e 0 para representar o ser humano. Não importa quantos zeros colocamos à esquerda de 1, não o aumentamos. No entanto, mesmo um zero à direita de 1 aumenta o seu valor.

De facto, na nossa linguagem dizemos que somos um zero à esquerda, quando não nos atribuímos nenhum valor em determinada matéria. Por outro lado, confirmamos que até um zero tem valor, desde que no lugar certo.

Sozinhos não valemos nada, somos autênticos zeros, mas colocados à direita de Deus, encontramos o nosso devido lugar e podemos viver uma vida com dignidade, valor e importância.

A insignificância do que somos, temos ou fazemos, se colocada à direita de Deus, valerá muito. Por isso ele entrega-nos uma coroa de glória pelas nossas obras de misericórdia.

 

Ver também

Um rei com cetro de cana

O rei num trono da cruz

A coroa de espinhos

 

Sem comentários: