quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Fiéis aos nossos defuntos


Comemoração de todos os fiéis defuntos

 

A palavra DEFUNTO vem do latim De Functio (retirados da função) que indica precisamente aquele que deixou uma função. De facto, defunto é aquele que foi tirado da sua missão aqui na terra, foi liberto da função, obrigação ou missão.

Popularmente também se chama a este dia da comemoração de todos os fiéis defunto o dia de FINADOS. Não é por ser o fim da sua vida, mas por ser o fim da sua missão cá na terra, pois a partir de então continua a sua missão na eternidade.

Acreditamos que os nossos falecidos não foram enviados para longe de nós, mas para junto de Deus. Foram enviados antes de nós. A morte não ficou com eles, apenas os levou, pois a eternidade é que os recebeu.

Este dia é uma boa oportunidade para nós louvarmos a Deus pela missão que dá a cada um de nós e pela missão que continuaremos por toda a eternidade juntamente com os nossos falecidos.

1 – Onde encontrar os fiéis defuntos

É dia de rezar pelos defuntos.

É dia de saudade, visitando os cemitérios em memória dos nossos entes falecidos.

Procuramos encontrar os nossos familiares e amigos onde?

Vamos ao cemitério e aí tudo aponta para o alto.

Através da oração vamos até à eternidade.

Procuremos então encontrar os nossos defuntos onde eles realmente se encontram, isto é, na presença de Deus.

Quando o nosso irmão vivia ao nosso lado, víamos Deus no rosto desse irmão.

Já que o nosso irmão partiu para a eternidade, devemos procurá-lo junto de Deus (procurá-lo onde ele repousa, onde este está, no seio de Deus). E só podemos fazer isso através da nossa oração e da comunhão com Deus.

Procuremos então os nossos falecidos onde eles se encontram, no Coração de Deus.

 

2 – Como celebrar este dia de finados

Celebremos este dia na fé, na esperança e na caridade:

- Na fé naquele que disse – eu sou a ressurreição e a vida. Acreditamos em Deus, acreditamos na ressurreição e na vida eterna. Acreditar em Deus é acreditar a vida que ele nos deu e como supremo bem não acabará jamais.

- Na esperança – A nossa esperança não nos engana. Nós sabemos que os nossos falecidos vivem na presença de Deus e por isso um dia voltaremos a nos encontrar todos em Deus. É breve o tempo que vivemos aqui na terra em comparação com a eternidade que nos unirá a todos no céu. Pensemos sobretudo na eternidade e preparemo-nos para isso.

- Na caridade continuando a fazer o bem aos nossos irmãos falecidos e aceitando o bem que eles continuam a fazer por nós. Eles desde a eternidade intercedem a Deus as graças que nós precisamos. Nós aqui na terra rezamos juntamente com eles. Mas a nossa caridade é ainda mais prática. Continuemos a fazer o bem que esses nossos irmãos fizeram aqui na terra. Eles contam connosco para continuarem a sua caridade entre nós. Façamos o bem, por nós e pelos nossos defuntos.

 

3 – Do luto à luta

Luto é luta para vencer a dor da perda

Luto é luta para voltar à vida quotidiana

Luto é luta para criar alternativas

Luto é luta para esvaziar os olhos cheios de lágrimas

Luto é luta para vencer para ver o futuro com esperança

Luto é luta para passar da dor ao esforço

Luto é luta porque só quem partiu é que descansa em Deus. Por cá devemos continuar a lutar.

 

Ver também:

Aprender com os defuntos

 

Sem comentários: