quarta-feira, 8 de setembro de 2021

O Natal da Virgem Maria


Festa da Natividade da Virgem Santa Maria



O lugar do Natal da Virgem Maria

Os grandes personagens da história costumam ter muitas pátrias a reclamá-los. Por exemplo, de Homero, o famoso poeta grego do século VIII a.c. há sete cidades que dizem ter sido o seu berço. De Cristóvão Colombo, há quatro cidades (em Itália, Espanha e Portugal). E de Camões, há três, Lisboa, Chaves e Alenquer.

O mesmo que acontece com as grandes personagens da História, aconteceu com a Virgem Maria. O lugar do seu nascimento é um mistério, e a Bíblia não diz nada sobre o assunto. Apesar disso, existem três cidades que há muito querem assegurar o privilégio de a terem visto nascer – Belém, Nazaré, Jerusalém e Séforis.

Belém – O Evangelho diz simplesmente que José era da casa de David, da cidade de Belém e que lá foi recensear-se juntamente com a sua esposa Maria. É muito provável que nem José nem Maria fossem de lá, mas apenas dessa linhagem. De facto, nunca houve em Belém nenhuma basílica ou igreja dedicada à Natividade da Virgem Maria.

Nazaré – Como Maria viveu em Nazaré a sua adolescência e juventude, alguns concluem que terá nascido lá. De facto, foi em Nazaré que o Anjo Gabriel a encontrou. Desde cedo a casa da Anunciação se transformou em Basílica e historicamente não se provou ser a mesma da Natividade.

Jerusalém – O protoevangelho de São Tiago afirma categoricamente que Maria nasceu em Jerusalém, perto da piscina Probática. A arqueologia não confirma isto. O nascimento de Maria em Jerusalém não parece ser um dado objetivo, mas vinculado a uma mensagem espiritual. Diz-se que Maria ao cumprir três anos foi entregue por seus pais ao Templo para que a menina tecesse o véu sagrado do Santuário, que só mãos puras e santas podiam tocar. Maria, futuro templo de Deus, esteve desde menina dedicada ao Templo de Deus. Aquela que um dia ia tecer no seu ventre o Menino divino, quando pequena começou a tecer o véu divino. Jerusalém como berço de Maria não é dado histórico, mas um ensinamento teológico.

Séforis – Trata-se de uma cidade a noroeste de Nazaré, que naquela época era a capital da Galileia. Já na Época do Imperador Constantino, no ano 352 foi construída uma igreja nessa localidade para celebrar São Joaquim e Santa Ana que ali residiram. A arqueologia reforça esta cidade como terra natal da Virgem Santa Maria. E mesmo se Maria não tivesse nascido lá, seus pais eram de lá.

 

Conclusão:

- O local onde nasceu a Virgem Maria é um mistério tal como é mistério a sua vida, a sua missão e a sua maternidade. O local está em consonância com a sua vida de mistérios, de silêncio e de humildade.

- Nenhuma cidade pode confirmar ser a terra natal de Maria para que cada uma possa manter aberta essa oportunidade. Não sabemos onde nasceu Maria porque pode ter sido qualquer terra, na nossa própria terra. Assim maria parece ter nascido onde nós nascemos, ou nós nascemos onde Maria pode ter nascido.

- Ainda bem que não se conhece ao certo onde nasceu a Virgem Maria porque essa terá tornar-se-ia importante (sobre as demais) mas poderia desviar a atenção para a verdadeira terra santa que é o ventre onde se gerou o Filho de Deus. O mais importante não é a terra onde nasceu, mas quem dela nasceu.

 

O dia do Natal de Maria

A festa da Natividade de maria era celebrada no Oriente muito antes de ser instituída no Ocidente. Aqui teve início quando São Maurício a introduziu na Franca no seguimento de uma revelação do ano 430. Um certo senhor encontrava-se no campo na noite de 8 de setembro daquele ano quando ouviu os anjos cantarem no céu. Perguntou-lhes qual o motivo do cântico. Responderam-lhe que cantavam de alegria pelo nascimento de Nossa Senhor naquela noite.

 

Conclusão:

- Celebrar o Natal de Maria é unir-nos à festa do céu, é associar-nos aos anjos e santos que se alegram com a Virgem Santa Maria. Esta festa une a terra ao céu, os homens aos anjos e santos. A Virgem Maria tem o privilégio de tornar-nos todos unidos.

- Celebrar o nascimento de Maria é lembrar Aquele que dela nasceu. Maria nasceu para que dela nascesse o Filho de Deus.

- A melhor maneira de celebrar é cantar, pois é isso que fazem os anjos no céu. Quando nós cantamos na terra, estamos a ensaiar para aquilo que faremos na eternidade, cantar os louvores de Deus.

 

Ver também:

A imitação de Maria

A aurora da salvação

Parabéns a Maria de Nazaré

Nascer para quê

Hoje há festa na terra e no céu

Nossa Senhora dos Açores

 

Sem comentários: