domingo, 22 de julho de 2018

Vinde e descansai


Ano B – XVI domingo comum

À margem da pregação sobre o evangelho de hoje:
Vinde comigo e descansai…

Quem não descansa, cansa.
Nós descansamos não porque estamos cansados, mas sim para não nos cansarmos.
Aliás o nosso descanso semanal é logo no primeiro dia da semana e não no último.
O Domingo é o primeiro dia da semana. Descansamos nesse dia para depois vivermos uma semana intensa e não o contrário.
O descanso deve ser uma preparação e não uma recuperação.

Só com Deus é que podemos descansar realmente. Porquê?
Posso ter uma dor de cabeça, estar indisposto, ter fome ou sede, estar cansado ou deprimido, mas quando estou na companhia de uma pessoa amiga, tudo isso passa… ou deixa de se sentir.
Assim só descanso realmente quando estou na companhia do grande Amigo, Jesus Cristo, meu Senhor e meu Deus.
Por isso Jesus diz: Vinde a mim todo vós que andais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei porque a minha presença é suave e a minha companhia é leve.
De facto, Jesus nunca obrigou ninguém a rezar, nem a perdoar, nem a pedir perdão, nem a pregar… Só obrigou os seus discípulos a descansar…
Descansar para não se cansarem nem cansarem os outros…




Sem comentários: