terça-feira, 3 de julho de 2018

A lança e o esquadro


Festa de São Tomé, Apóstolo

tsunami de dezembro de 2004 devastou a região de Malabar onde se encontra o templo que guarda as supostas relíquias de São Tomé. Todas as construções à sua volta não resistiram às ondas gigantescas exceto a igreja de São Tomé que permaneceu intacta.
A tradição afirmava que um poste fixado pelo apóstolo limitaria até o fim dos tempos as águas que jamais o ultrapassariam. Ainda hoje podemos ver este poste exatamente na porta principal da igreja das suas relíquias. Os sacerdotes hindus ficaram surpreendidos e prometeram não mais perseguir e discriminar os devotos deste Apóstolo das Índias.
Ainda hoje há quem precise de ver para crer e de crer para ver.






















Na iconografia cristã distinguimos São Tomé pela lança e pelo esquadro. Lança com a qual foi martirizado pelos hindus e esquadro com o qual edificou muitos templos, muitas igrejas vivas.
Ainda hoje precisamos destes dois instrumentos de São Tomé. Da lança para nos levar a consagrar ao mesmo Deus e Senhor. E do esquadro para continuarmos a edificar comunidades, templos vivos do Altíssimo, elevando postes ou barreiras a tudo o que é invasão e destruição da nossa fé.


Sem comentários: