sexta-feira, 27 de abril de 2018

Via, Vita, Veritas



6ª feira – IV semana da Páscoa

O que diz Jesus:
Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Ninguém vai ao pai senão por mim.


O que diz a nossa fé:
Deu-nos a vida para o procurarmos – Ele é a vida
Deu-nos a morte para o encontrarmos – Ele é o caminho
Deu-nos a eternidade para o possuirmos – Ele é a verdade eterna.


O que diz Santo Agostinho:
Por onde queres passar? Ele é o caminho.
Onde queres chegar? Ele é a verdade.
Onde queres ficar? Ele é a vida.
O nosso caminho é Cristo na sua humildade.
Cristo verdade e vida é Cristo na sua grandeza, na sua divindade.
Se seguires o caminho da humildade, chegarás ao Altíssimo.
Se, na tua fraqueza, não desprezares a humildade, permanecerás cheio de força no Altíssimo.
Porque foi que Cristo tomou o caminho da humildade?
Foi por causa da tua fraqueza, que era um obstáculo intransponível; foi para te libertar dela que tão grande médico veio a ti.
Tu não podias ir até ele; por isso, veio Ele até ti.
Veio ensinar-te a humildade, que é um caminho de regresso, porque era o orgulho que nos impedia de retornar à vida que o mesmo orgulho nos tinha feito perder.


O que diz o Pe. António Vieira:
Quem fez o céu (a verdade)
Fez também o caminho para ele,
E deu-nos a vida para o alcançarmos.


O que diz o Pe. Acílio Mendes:
Senhor Jesus,
Só Tu és o caminho p’ra seguir,
Só Tu és a verdade p’ra dizer,
Tu és a vida p’ra viver.

Quem me seguir não andará nas trevas,
Eu sou a luz que em vós há-de brilhar.
Aleluia! Palavra do Senhor!

Quem me seguir, não terá mais fome,
Eu sou o pão, o pão que o Pai vos dá.
Aleluia! Palavra do Senhor!

Quem me seguir, tem vida em abundância,
Eu sou o pastor, a todos quero amar.
Aleluia! Palava do Senhor!

Quem me seguir, possui a vida eterna,
Eu sou Jesus, do mundo o Salvador.
Aleluia! Palavra do Senhor!


O que diz o pensador:
O caminho da verdade é a vida.
O caminho da vida é a verdade.
A vida da verdade é o caminho.
A vida do caminho é a verdade.
A verdade da vida que é o caminho.
A verdade do caminho é a vida.
O caminho é verdade e é vida
A vida é caminho e é verdade.
A verdade é vida e é caminho.


O que digo eu:
Jesus é o princípio, o meio e o fim de tudo e de todos.
É o princípio porque é a vida.
É o meio porque é o caminho.
É o fim porque é a verdade.


Sem comentários: