segunda-feira, 9 de abril de 2018

Da Anunciação do Senhor à Senhora da Anunciação


Solenidade da Anunciação do Senhor





















Nova Eva

1ª contemplação - Pai e Mãe do mesmo Filho
Hoje contemplamos o grande mistério da Anunciação em que Deus Todo-Poderoso e a Humanidade, na pessoa de Maria, se tornam o Pai e a Mãe do mesmo Filho.
O louvor do Pai e da Mãe basta falar de um para louvar ambos.
Assim o louvor do Pai é honra da Mãe, e o louvor da Mãe é a glória do Pai.

2ª contemplação - Maria e os 7 sacramentos
Santo Cirilo de Alexandria, no Concílio de Éfeso (431) disse que a graça do batismo, confirmação e sagradas ordens chegam à Igreja através de Maria.
Podemos salientar esta ligação de Maria Santíssima aos 7 Sacramentos da nossa vida na fé. A união de Maria ao projeto de Deus manifesta-se também na sua ligação aos sacramentos da Igreja.

Batismo limpa a mancha de Eva (Maria é a Nova Eva), dá-nos o Espírito Santo (o Esposo de Maria) e une-nos à morte e Ressurreição de Cristo, nova e eterna aliança.
Confirmação é o sacramento que confere a graça do Pentecostes a cada um de nós. Maria é a Esposa do Espírito e estava presente no Pentecostes.
Eucaristia é o Corpo e Sangue de Cristo. Esta carne e sangue do Verbo Eterno vieram do ventre da Santíssima Virgem Maria. Sem Mãe humana não há Corpo e Sangue de Cristo.
Penitência é a aplicação do mérito e sangue de Cristo ao pecador. A presença mediadora de Maria junto à Cruz confirma o seu papel neste sacramento. A compaixão da Mãe está unida à Paixão do Filho. Ela é a Senhora da Piedade.
Santa Unção é o sacramento que nos conforta nos momentos de debilidade. Ela continua a ir ao encontro de quem precisa. Por isso rezamos que rogue por nós na hora da nossa morte.
As Sagradas Ordens são o mistério do sacerdócio e Cristo tornou-se o Sumo Sacerdote da Humanidade por virtude da Sua Encarnação. Ela é a mãe de todos os sacerdotes, que com o Seu Filho Jesus são pontífices, isto é, fazem a ponte entre a terra e o céu, entre Deus e os homens. Maria ensina os sacerdotes a levarem Deus aos homens e estes a Deus.
Matrimónio foi elevado à dignidade de sacramento com a bênção divina. O milagre de Cristo e a bênção nas Bodas de Caná ocorrem por mediação direta de Maria. Assim, também ela é medianeira da graça sacramental do Santo Matrimónio.

Maria está assim unida a cada sacramento da Igreja para que todo aquele que o receber esteja unido a Maria.



















Sem comentários: