terça-feira, 4 de outubro de 2016

Os braços de S. Francisco

Na Memória de São Francisco de Assis

"Despi a Francisco e vereis a Cristo, vesti a Cristo e vereis Francisco. Isto significam aqueles dois braços cruzados, um nu outro vestido, ambos chagados.
Perdoai-me senhores, não pintais bem, ou trocais os pensamentos: o braço vestido é o de Cristo, o nu é o de Francisco. Porquê?
A pobreza de Cristo enquanto exemplar nosso, foi mais conveniente, mas a pobreza de Francisco, enquanto pobreza foi mais nua, e mais pobre.
Porque Cristo além do domínio alto de todo o universo é de fé e assim está definido que ou em particular ou em comum teve domínio de algumas coisas. As de Francisco porque nem em particular, nem em comum, teve domínio de coisa alguma. Os vestidos de que despiram a Cristo na cruz eram de Cristo; a túnica de que está vestido Francisco, não é de Francisco. Logo o braço de Francisco é o braço nu, ou se deve despir também o braço de Cristo. Mas se ambos nus, ambos chagados, onde acharemos a diferença? Só a fé lha pode achar." (cf. Padre António Vieira, sermão das chagas de S. Francisco Roma, 1672)

Sem comentários: