quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O rosário em Portugal






















Reza-se o rosário em Portugal há 800 anos

Em 2017 assinala-se os 100 anos das aparições marianas de Fátima, mas também os 800 anos da introdução do rosário em Portugal.
De facto, a devoção do rosário chegou ao nosso país nos fins de 1217. Segundo Frei Luís de Sousa foi Frei Soeiro enviado por São Domingos de Gusmão a Portugal para estabelecer a nova Ordem do Pregadores, chegando nos fins de 1217. Na primavera do ano seguinte já se observava plenamente a regra dominicana. Certamente a recitação do rosário fez parte dessa observância iniciada em 1217.

O primeiro convento de São Domingos fundado por Frei Soeiro Gomes em terras portuguesas foi na serra de Montejunto, perto de Alenquer, com a proteção duma filha de D. Sancho I, a infanta Dona Sancha. Depois, outra filha deste soberano chamou Frei Soeiro para fundar um mosteiro em Coimbra que em 1227 já funcionava plenamente. Com o andar dos tempos outras casas de São Domingos se foram edificando pelo país, tanto para frades como para freiras, o que muito concorreu para a propagação do rosário. (cf. Jornal A Crença, Vila Franca do Campo, Açores, 14 de outubro de 2016. Os azulejos são da Igreja do Rosário da Lagoa.)


Sem comentários: