segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Já estou me devendo um dinheirão!

No dia mundial da POUPANÇA recordo uma lição da minha avó Carolina como descreveu a sua vizinha e jornalista Lília Mata no seu blog o-rabo-do-gato:

Todos se recordam das contas que a Ti Carolina fazia consigo mesma:
- Eu já 'tou devendo um dinheirão a mim.
Ora, ela ia fazendo as suas poupanças mas chegava a uma altura em que precisava do dinheiro. Ia buscá-lo, talvez a debaixo do colchão ou a algum canto de gaveta. Mas aquilo não lhe esquecia, nem pensar.
Passava a estar devendo dinheiro a si própria e contava o facto, muito séria, como se de algo normalíssimo se tratasse. Quando voltava a "alquidar" o dinheiro pagava-se a si mesma o empréstimo e estava tudo resolvido.
Bons tempos, esses. O dinheiro podia ficar guardado em casa, dentro de uma gaveta, e uma pessoa, mesmo pobre, ainda conseguia poupar alguma coisa.

Sem comentários: