domingo, 17 de abril de 2016

Pequeno grande pastor




















Ano C - IV domingo da Páscoa

No seu romance “María, El Carpintero y El Niño”, o jesuíta espanhol Pedro Maria Iraolagoitia, descreve cenas do quotidiano da vida da sagrada família de Nazaré. Salienta as brincadeiras do Menino Jesus que entre outras coisas gostava muito de ovelhas. Quando saiam dos currais ele acompanhava-as, pedia o cajado ao pastor e punha-se a imitar a sua profissão.

E eu fico aqui a imaginar um diálogo verosímil entre Jesus e Maria:
- A mãe sabe que eu já conheço todas as ovelhas da aldeia e elas conhecem-me também?
- Sim, meu filho… Acredito que sim…
- Quando eu for grande vou ser pastor.
- Mas filho, tu já és agora um bom pastor.
- A mãe sabe o que faz um bom pastor?
- Não, filho… Conta lá para a mãe o que é que ele faz?
- Ele dá a vida pelas suas ovelhas…
E a mãe, toda embevecida, sorria e, uma vez mais, guardava no seu coração estas palavras que todos, menos ela, pensavam ser brincadeira de criança.

Muitos anos depois ela recordou-se desta conversa quando, numa festa de Páscoa, viu o seu filho dar a vida…Sim, ele sempre foi bom pastor!




Sem comentários: