domingo, 24 de abril de 2016

Amor com amor se paga

Ano C - V Domingo da Páscoa

O filme de 2000 “Favores em cadeia” da cineasta Mimi Leder inspirou-se no livro com o mesmo nome da romancista Catherine Ryan Hyde. 
Baseia-se na experiência de um professor e do desafio que fez aos alunos de 11 ou 12 anos: Fazer alguma coisa para que o mundo fosse melhor.
Um miúdo, Trevor Mckinney, teve uma ideia genial – através de uma espécie de jogo, começou por fazer um favor a três pessoas. Estas por sua vez, para retribuir essa ação tinham de fazer um favor a outras três pessoas diferentes e assim sucessivamente até se formar uma enorme cadeia de boas ações.
Fazendo as contas no primeiro dia teríamos 1X3 = 3
No segundo dia 3X3 = 9
No terceiro dia 9X3 = 27
No quarto dia 27X3 = 81
No quinto dia 81X3 = 243
No sexto dia 243X3 = 729
Ao fim de uma semana 729X3 = 2.187
Depois de duas semanas 1594.323X3 = 4.782.969
Com duas semanas e mais um dia já ultrapassava a população de Portugal: 14.348.907 pessoas que teriam recebido um favor.
E assim o mundo ficaria diferente… ficaria melhor.

É este o mesmo desafio de Jesus no Evangelho de hoje:
Dou-vos um mandamento novo – que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros.
Segundo a nossa lógica humana Ele devia dizer: Assim como eu vos amei, amai também a mim… retribuiu o meu amor amando-me também.
A lógica divina é diferente: Para retribuir o meu amor, fazei o mesmo aos outros…

E assim o amor não se circunscreve a apenas duas pessoas, mas expande-se por todos.



Sem comentários: