quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Natal (38)


Natal de Jesus segundo o Islão




















Conforme a tradição islâmica, Jesus nasceu no deserto debaixo de uma palmeira, cujos ramos se inclinaram para a Virgem poder colher os frutos.
Jesus nasceu sem pecado, sob a palmeira, isto é, segundo o Corão, debaixo da proteção divina para com ele e com a sua mãe.
Os seus milagres são mais enumerados do que descritos… Ao contrário dos Evangelhos, o Corão sublinha mais o seu nascimento miraculoso do que a Paixão. É por isso que ele é frequentemente referido como o Filho de Maria, e aparece muitas vezes na companhia da mãe. A morte de Jesus é igualmente miraculosa: ele é elevado até Deus.
No Corão Jesus é chamado Palavra de Deus e Espírito de Deus. Significam esses títulos um lugar de honra especial no quadro dos profetas.

Jesus é sempre identificado como um profeta muçulmano e conhecido como Jesus, o filho de Maria:
Um episódio muito conhecido conta que, quando Maomé entrou triunfalmente em Meca e ordenou a destruição de todos os ídolos e imagens, encontrou uma imagem da Virgem com o Menino dentro da Caaba. Cobrindo-os com a sua capa, Maomé ordenou que todas as imagens fossem destruídas, exceto aquela, gesto que as fontes descrevem como de especial reverência.
(Cf. Tarif Khalidi, Jesus Muçulmano (máximas e histórias da literatura islâmica) Editorial Tágide, Dafundo, novembro 2002)



Sem comentários: