domingo, 27 de dezembro de 2015

Em família

Ano C - Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José

No dia da Sagrada Família podemos dirigir dois olhares:

1º Olhar para Maria e José
- Porque fizeste isso… - perguntaram a Jesus
Se fosse eu diria antes de mais: não devias fazer isso, fizeste mal, isto não pode ser.
Maria e José perguntaram PORQUÊ - Deve haver uma razão e nós não entendemos.
Eles deixaram espaço ao filho, dialogaram com ele, tinham de compreender a razão daquela atitude.
Na família deve haver diálogo, respeito por cada um, espaço para todos, encontros e não censuras.

2º Olhar para Jesus
Ele respondeu:
Procurai-me onde? Na casa do Pai!
Maria e José compreenderam que deviam procurá-lo no Templo, na casa de Deus, na casa do Pai.
Nós podemos compreender que devemos procurar na casa paterna, isto é, na família, na comunidade, na igreja, na humanidade.
Se queremos encontrar Jesus só o podemos procurar na família, na comunidade.
Ele dirá depois: onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles.
Ou então: minha mãe, minhas irmãs e meus irmãos são os que ouvem e praticam a Palavra, isto é, a família unida pela Palavra.


Sem comentários: