quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Erguendo os olhos



4ª feira – XXIII semana comum

Naquele tempo, Jesus, erguendo os olhos para os discípulos, disse: Bem-aventurados vós…

Não é por acaso que o evangelista diz que Jesus ergueu os olhos para os discípulos quando proclamou as bem-aventuranças. Jesus fez isso não apenas por, segundo a tradição, estar sentado e os discípulos à sua volta…

Então que quer isto dizer?

- Quer dizer que Jesus olha para quem fala. Ele dirige a sua palavra a pessoas concretas, a quem fixa o seu olhar. Ele não fala para gente anónima, sem rosto… Fala sim para gente concreta. A sua palavra é direcionada às pessoas que .
- Jesus ergue os olhos para os seus discípulos… Ele primeiro olha e depois fala. Fala porque viu antes. A primeira pregação é através do olhar. Jesus prende a si primeiro através do olhar.
- Jesus olha os seus discípulos nos olhos, pois os olhos são as janelas da alma. Ao olhar está a abrir a sua alma ao outro e está a abrir para si as almas dos outros.
- Jesus olha os seus discípulos porque conhece-os bem. Ele fala de uma realidade íntima, de algo profundo, pessoal. Ele olha porque confia, porque abandona-se ao outro, olhos nos olhos com toda a franqueza.
- Finalmente Ele olha porque quer ver as duas imagens que cada um ostenta: a imagem da sua situação (bem-aventurado os pobres, os que choram…) e também o futuro ou aquilo que Deus quer que sejam (porque terão o reino dos céus, porque alegrar-se-ão…). São as duas imagens: uma do desígnio de Deus ou da sua vontade e a outra a da realidade concreta e existencial de cada um.

Não nos esqueçamos que Jesus também olha para nós:
- porque nos fala como pessoas concretas
- porque aprendemos melhor com os olhos
- porque através dos olhos entramos na alma
- porque somos seus amigos íntimos
- porque quer que façamos coincidir as duas imagens: da sua vontade e da nossa situação concreta.


Sem comentários: