quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Crónica da guerra (2)



Diário de setembro de 1914
Hoje começa o Conclave??? Uno as minhas orações às da Igreja.
Dia 1, dia de tristeza e incerteza. Os feridos e os mortos recolhidos no campo de batalha continuam a afluir. Nós damos o nosso apoio a uma ambulância da Cruz. Todas as ambulâncias ficam cheias. Muitas notícias falsas se propagam na cidade, sobretudo as notícias alarmantes.
Torna-se difícil alimentar-se. Faltam provisões.
Releio as vidas de almas vítimas do Coração de Jesus: Maria de Jesus, Maria Steiner, Maria Brotel. Que belos exemplo de vida interior, de união com Nosso Senhor, de abandono e imolação!
Dia 2. Segundo dia do Conclave? Aniversário de Sedan.
Os nossos Oficiais vão embora. Estiveram aqui três dias e não tivemos nada a reclamar deles. Eles esperam estar em breve em Paris...
Dia 3. O tempo está ótimo, mas todas as mentes estão inquietas e tristes. A justiça de Deus passa, a sua misericórdia continuará.
Não ouvimos mais os canhões. Muitos feridos padecem nas nossas ambulâncias. Deus concederá a sua graça quando expiação for suficiente.
Dia 4. O silêncio de uma cidade ocupada é doloroso para as nossas mentes ávidas de notícias.
Esta é a primeira sexta-feira do mês. Retiro, leituras piedosas, confiança no Coração de Jesus. Apesar de todas as nossas faltas, Nosso Senhor terá misericórdia de nós.
Releio a vida da Irmã Teresa do Menino Jesus e da piedosa Maria Brotel, desejo este espírito de simplicidade e de infância espiritual que tanto agrada ao Nosso Senhor.
Dia 5 e 6. A mesma situação. Leio as vidas dos santos, rezo, escrevo apontamentos sobre o Coração de Jesus.
Dia 7. Vou à cidade, que espetáculo! As pessoas do povo desempregadas e miseráveis, feridos transportados daqui para ali, a pé, de carro, mas os chefes em automóveis. As casas estão fechadas. A ira de Deus passa, o povo não parece compreender bem isso.
Dia 8. Bonita festa da Natividade de Maria. Peço à boa Mãe para restaurar a paz no mundo cristão.

Bento XV
Recebo hoje a notícia da nomeação do novo Papa, Bento XV. É o cardeal Della Chiesa, arcebispo de Bolonha, que é um dos nossos amigos. Era o confidente e auxiliar de Leão XIII e do Cardeal Rampolla.
Dias 9 e 10. Dias de espera, sem notícias. Leio e escrevo sobre o Coração de Jesus.
Dia 12. Festa do Santo Nome de Maria. Esta festa lembra a proteção conferida por Maria às nações católicas...esperemos.

Aniversário
Dia 14. Exaltação da Santa Cruz. Há 36 anos que esta casa do Coração de Jesus foi fundada sobre a Cruz. Quanto sofri lá de todas as maneiras, como isso me foi proveitoso! Humilhações, doenças, pobreza, contradições... depois a perseguição, as expulsões, e hoje a guerra! Fiat!
Mas também, eu tive muitas graças: graças sensíveis especialmente no início, e quantas obras saídas daqui e abençoados pela Providência.
É um dia de arrependimento e gratidão. Tenho a impressão que Nosso Senhor quer ainda hoje tudo perdoar.
Os canhões rugem ainda, é provavelmente o início de uma nova série de combates terríveis.
Estando nós mais numerosos em casa desde que a guerra começou, retomámos o costume de bênção diária do Santíssimo Sacramento. É uma grande consolação nesta confusão.
Dia 15. Bombardeamentos distantes.
Dia 16. Bombardeamentos muito próximos e intensos na parte da tarde pelas 4 horas. É tudo perto da cidade e esperamos a entrada do exército aliado. Oração e confiança na Providência.
Dia 17. Continua a falta de notícias. Nem uma publicada desde há três semanas. Continuam os bombardeamentos e tiroteios ao longe.
Delicio-me na leitura de um pequeno livro sobre a comunhão espiritual do meu santo amigo Pe. Francisco de Vouillé. É uma pequena brochura a divulgar. Podemos facilmente usar este método de comunhão espiritual nas nossa práticas de união com os mistérios de Nosso Senhor, nas diversas horas do dia.
Dia 18. Devíamos estar em retiro e na véspera do Capítulo. Esta guerra é uma grande prova para a nossa Congregação, e provavelmente vai durar também muito tempo. Que o Divino Coração de Jesus e Maria Mãe de Misericórdia venham em nosso auxílio!

La Salette
Dias 19-20. Aniversário de La Salette. 1846 é a data à qual remontam as minhas mais antigas recordações. Eu era pequeno: três anos e meio. A minha mãe e as minhas tias estavam a conversar sobre a aparição da Virgem de La Salette, com lágrimas, com medo de castigo para a França.
O castigo veio várias vezes. Mas as lágrimas de Maria suscitaram um florescimento de obras de penitência e reparação. Várias comunidades nasceram desta mentalidade criada por Nossa Senhora de La Salette. A nossa também é-o também inspirada em parte. Possa a medida da reparação ser em breve suficiente, para que Nosso Senhor nos conceda a graça por intercessão de Maria!
Entretanto, continuamos retidos em São Quintino. É o 23º dia e os ocupantes tornam-se mais duros.

A comunhão espiritual
Dias 21-22-23. Ainda a reclusão. A comunhão espiritual. De manhã, rezo a Santa Maria e a São José para me emprestar o Menino Jesus, como eles O emprestaram a Santa Gertrudes, a Margarida Maria, Santo António de Pádua, Santo Estanislau, São Caetano de Thiene. Às três da tarde viro-me para a ferida do lado de Jesus, como Santa Maria e São João no Calvário, como São Francisco e São Paulo da Cruz. Na adoração da tarde como na Ação de Graças da manhã, tento descansar a minha cabeça sobre o Coração de Jesus, como o Apóstolo São João e os santos do Coração de Jesus.
Dia de emoção, os ocupantes desejam levar todos os homens dos 18 aos 48 anos. Três dos nossos foram tomados. À noite, Nossa Senhora da Misericórdia deu uma ajudinha e surgiu uma contraordem.
No dia 25 tivemos de alojar cinco franciscanos de Vestefália, um padre e quatro irmãos, gente boa com boa conduta. Eles vêm fazer o serviço de enfermagem. Eles conhecem as nossas obras da Alemanha.
Dia26. A batalha aproxima-se. Ouvem-se os canhões nos dois lados da cidade. Trazem muitos prisioneiros e feridos.

Despertar da fé
Todas as pessoas rezam um pouco. Pedem medalhas, acendem círios a Nossa Senhora dos Exércitos. Há aqui um pouco de fé, um pouco de superstição e um instinto natural: o homem é um animal religioso. Deus é infinitamente misericordioso, contentar-se-á talvez um pouco. Ao lado disto há almas tão boas, que rezam muito sinceramente. 
O ministério nomeou o Sr. De Mun. Se esta gente nos quer dar uma república livre, uma república liberal, Deus perdoar-lhes-á a sua ignorância e a França tornar-se-á habitável.
As escolas sem Deus encheram a nossa cidade de uma série de gente não exemplar. As moças sobretudo são desprezíveis. Elas correm atrás dos soldados de todas as nações. São como os cães. Façam uma escola obrigatória, mas com a catequese e a educação cristã.
Dias 27-28-29. Ainda há tiros, mas nada significativos. As nossas ambulâncias estão congestionadas. Os feridos foram levados para a praça do liceu e para as avenidas, esperando poder removê-los ou acomodá-los. É um espetáculo constrangedor. Assim o quiseram os Impérios Centrais que declararam a guerra.
Dias 29-30. São Miguel não nos trouxe a nossa libertação. Já não ouvimos os canhões, a luta distancia-se. Paciência! São Quintino tem quatro a cinco mil feridos. Que carnificina em toda a frente de batalha!



Sem comentários: