sábado, 4 de janeiro de 2014

Os presentes dos Magos



EPIFANIA
 
Os presentes que os Magos ofereceram ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra, eram símbolos da riqueza e adoração na cultura do Médio Oriente. Assim, os Magos homenagearam Jesus Menino vindo como rei (ouro dado por Belchior vindo da Pérsia com 60 anos) como Deus (incenso dado por Gaspar vindo da Índia com 40 anos) e como homem (mirra dada por Baltasar vindo da Arábia com 20 anos).
Que símbolos escolheriam outras culturas do mundo para ofereceram ao Menino?
Quais seriam, por exemplo, os seus equivalentes dinâmicos-culturais dos africanos?
 
No Sudão, segundo a explicação de um catequista da diocese de Torit, os presentes seriam uma cabrinha como símbolo de riqueza e de realeza, uma lança como símbolo de proteção e de saúde e uma vergasta ou chicote como símbolo de poder.
Na etnia Ganda do Uganda dariam ao Menino um tambor que é símbolo de realeza e de autoridade, uma lança que é símbolo de proteção e de defesa  do povo e um vestido de casca de árvores que é o que se usa na investidura de um rei.
Na etnia Kuria na Tanzânia e Quénia dariam uma cabrinha para a sua mãe, farinha para alimentar o bebé e azeite para ungi-lo. De facto, na tradição africana é muito importante presentear a mãe.
(Cf. Towards na African Narrative Teholoy, pag. 97)
 
É caso para concluir que os africanos são mais práticos.
 
E nós?! Que presentes queremos dar ao Menino?


 

Sem comentários: