sábado, 18 de janeiro de 2014

Memorial Pe. Colombo (13)


Quem fala assim... é o Pe. Ângelo Colombo!


A dedicação é o segredo de todo o sucesso para todos pessoalmente e para toda a Obra. (CC 15/9/52)

A nossa primeira colaboração é a oração. (CC 16/7/51)

Belas coisas são a verdade e a caridade! A verdade nos livrará do mal e a caridade nos unirá no bem, quer dizer, fará que nos amemos e amemos a Deus. (CC 16/7/51)

É mais fácil ocupar-se de batatas, de pedras e também de ministério, do que santificar a própria casa. Não nos desviemos: esta é a nossa obrigação. (CC 15/9/52)

Eis o primeiro dever do Superior: ocupar-se dos seus é indiretamente ocupar-se também dos outros. (CC 15/9/52)

Mesmo que os Religiosos tenham um Diretor Espiritual, o Superior não pode esquecer que o verdadeiro Diretor Espiritual da Casa é ele e que lhe compete orientar para Deus os seus Religiosos, segundo o espírito do Instituto. (CC 15/9/52)

Não se pode inculcar um ideal, se não estamos imbuídos dele; não se pode dar o sobrenatural, se não o vivemos; não se pode elevar, se nós próprios não nos encontramos em constante tensão de elevação. (CC 15/9/52)

Ninguém ficará a perder obedecendo. (CC 16/7/51)

Nós somos filhos do nosso tempo e do nosso ambiente, e trazemos um pouco connosco os seus defeitos. (CC 2573/54)

O espírito de crítica, isto é, o comentário preocupado e amargo das falhas do irmão ou dos Superiores é contra o Evangelho e tem como castigo corroer a unidade, separar-se e separar da unidade, criar o cisma, a rebelião, o rebaixamento do sobrenatural ao natural. (CC 15/9/52)

O Espírito Santo inspira sempre bem, mas às vezes podem errar aqueles que o interpretaram! (CC 16/7/51)

O mundo inteiro não vale uma alma, e um grau de graça vale mais do que todos os tesouros da terra. (CC 15/9/52)

Os Sacerdotes, sobretudo se jovens, têm a necessidade e o direito de ser chamados à atenção, instruídos e formados à prática da vida regular. (CC 15/9/52)

O Superior é Pai, guarda e guia da sua Casa. Pai que pensa em tudo, guarda do espírito e guia para Deus. (CC 15/9/52)

Pater famílias assegura o sustento, a guarda, a orientação da Casa: sustento material, guarda do espírito, orientação para Deus. As três tarefas completam-se e são de igual importância para efeitos de responsabilidade; mas seria um pobre Pai o Superior que, à semelhança de tantos pais de família, se dedicasse a assegurar o pão de cada dia e se ocupasse muito pouco das outras duas obrigações, objetivos verdadeiros e supremos da família e da vida natural, quanto mais da religiosa. (CC 15/9/52)

Pretender formar os Alunos, descurando os já formados é como construir um muro deixando cair o anterior, é trabalhar sem se importar com a ferramenta. Esforço desperdiçado! (CC 15/9/52)

Se se perder uma alma, devido à nossa falta ao trabalho, que justificação poderemos apresentar ao Senhor? (CC 15/9/52)

Sim, deve-se estudar o que é melhor, deve-se tentar o que é novo, é preciso organizar, clarificar, aligeirar, modernizar. (CC 15/9/52)

Todos sabemos que o trabalho é salvação. (CC 8/9/51)

 

 

 

Sem comentários: