domingo, 6 de janeiro de 2013

O exemplo dos Reis Magos


Ano C - Epifania do Senhor

 
Havia um homem ansioso por encontrar o Deus em quem acreditar.
Um dia recebeu uma mensagem: Deus vai visitar o seu povo. Prepara-te!
O homem arrumou a casa, preparou-se e sentou-se na varanda à espera dessa visita tão suspirada. Esperou, esperou, mas ninguém apareceu.
Estava quase desesperado quando recebeu outra mensagem: Acorda, oh homem. Deus veio visitar o seu povo, mas é preciso ir ao seu encontro. Sai de casa!
O homem percebeu que tinha de pôr-se a caminho. Saiu de casa e percorreu todas as ruas e caminhas, mas não encontrou o ilustre visitante.
Já se sentia perdido quando recebeu um SMS: Desperta oh homem! É preciso ir ao encontro do Deus, mas nunca sozinho! Arranja companhia!
Então o homem fez-se acompanhar de dois amigos. Assim estaria em condições para encontrar com o seu Deus. Continuaram assim a busca, mas nada acontecia.
Finalmente chegou-lhe mais um aviso: Abri os olhos, homens de pouca fé! Não sair para procurar, nem basta formar comunidade, é preciso levar-lhe alguma oferta.
Então os homens prepararam o ouro do seu coração, o incenso do seu louvor e da mirra da sua vontade e no virar da esquina encontraram logo Quem procuravam.

 
Foi isto precisamente o que nós contemplamos neste dia da Epifania:
Os magos saíram da sua terra para ir ao encontro de Deus que o veio visitar. (Também nós só encontraremos o nosso Deus se sairmos de nós mesmos, se partirmos, se o procurarmos)
Cada um dos magos não veio sozinho. Fizeram comunidade para alcançar o seu objetivo. (Assim também nós sozinhos nunca encontraremos o nosso Deus. É preciso estar unidos para que Ele nos encontre)
Os magos deixaram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Cada um ofereceu um de tudo um pouco. Todos ofereceram ouro, todos ofereceram incenso e todos ofereceram mirra pois não basta ir em assembleia ao seu encontro com as mãos limpas, é preciso que estejam cheias… (Assi nós também podemos partilhar tudo o que temos: o ouro do nosso coração, o louvor do nosso incenso e a mirra da nossa vontade).

 
Assim, todos nós somos reis, todos iremos encontrar o Deus que nos veio procurar e chegaremos à conclusão que, afinal, nós não o enriquecemos, ele é que nos cumula das suas graças e bênçãos.

Sem comentários: