domingo, 13 de janeiro de 2013

Batismo do Senhor

Ao contemplar o Batismo de Jesus, somos convidados a recordar o nosso próprio batismo e a vida nova que a partir daí iniciámos.
 
A) O nosso batismo
Sempre que tenho a oportunidade de administrar o batismo escolho a leitura que ouvimos hoje no Evangelho e digo que o mesmo fenómeno acontece nesse dia: O céus também ficam abertos e Deus declara com a mesma ternura: Este é meu filho, minha filha, bem amado!
Os céus abertos para daí nos vir todas as bênçãos e graças e para que possamos caminhar para lá pois as suas portas estãoescancaradas. Não caminhamos à toa, mas Deus espera-nos.
Além disso Deus tem orgulho de nós. Será que nós lhe damos motivo para tal? Se Deus tem orgulho de ser nosso Pai, será que nós sempre temos orgulho de sermos seus filhos?
Que a ternura de Deus nos contagie.
 
B) A nossa vida
Não basta ser batizado. É preciso viver em coerência com essa nova vida. Antigamente uma pessoa convertia-se e só depois é que era batizada. Antigamente batizava-se os convertidos. Hoje é o contrário: nós temos de converter os batizados. Primeiro somos batizados (em criança) e temos o resto da vida para nos convertermos. E há tanta conduta a corrigir, tanta atitude a melhorar!
Recordo um episódio histórico:
Conta-se que Alexandre Magno, o maior conquistar e senhor do mauor império de sempre, que subiu ao trono da Macedónia com 20 anos apenas e ao morrer de doença aos 32 anos era senhor de meio mundo, um dia soube que um soldado era um autêntico "baldas". Andava desleixado, indisciplinado, desobediente... Ninguém podia contar com ele. O próprio imperador foi ter com ele e começou por perguntar-lhe:
- Então, ó soldado, como é que e chamas?
O soldado, apesar de tão irresponsável respondeu cheio de vaidade:
- Eu chamo-me Alexandre, como vossa majestade!
Alexandre Magno, ficou perplexo e cpm autoridade respondeu-lhe:
- Então, rapaz, de duas, uma: ou mudas de conduta, ou mudas de nome!
Assim nós ao recordarmos o nosso batismo se as nossas atitudes não estar a condizer com o nome de cristão, de duas, uma: ou mudamos de nome ou então mudemos de vida, pois é preciso cada dia converter os batizados.

Sem comentários: