terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Fundação

Hoje faz 129 anos que a Madre Wilson fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.
 
E neste dia, apesar de acordado, sonhei:
Estava a Irmã Wilson a instruir as suas noviças:
- Minhas filhinhas, quem fundou a Congregação das Irmãs Vitorianas não fui eu, foi Deus. Ele é que é o Fundador pois esta obra é Dele e só Dele.
Nisto ouviu-seu ma voz vinda do alto que dizia:
- Quem fundou a Congregaçao foi a minha filha Wilson, em quem ponho todo o meu enlevo.
- Não, não. Replicou a Madre. Deus é que é o verdadeiro fundador, pois Ele é que me inspirou e me fez agir por Ele, cumprindo apenas a Sua vontade...
- Foste tu, minha filha, foste tu a fundadora, o rosto da nova congregação...
As noviças estavam abismadas com aquele ping-pong. Ouviam a Madre e achavam que ela tinha razão; ouviam a voz celeste que também achavam não estar errada...
Até que uma noviça, muito prática e sincera, declarou:
- Já percebi... quem fundou a Congregação foi a obediência!
- Bravo. Aplaudiram todos, até mesmo o Pai do Céu... A Irmã Wilson sorriu, os Anjos bateram as asas, os Mártires  fizeram um brinde, os Santos Doutores piscaram o olho em sinal de aprovação e o próprio Jesus repetiu uma vez mais a Sua expressão "é como dizes..."
A obediência é que foi a verdadeira fundadora das Irmãs Vitorianas.
É a obediência à vontade de Deus que faz surgir qualquer obra divina.
É por isso que a Irmã Wilson costumava dizer: "quem obedece, nunca se engana."
 
Mas estes aplausos não me acordaram e continuei no meu sonho.
Vi que a Irmã Wilson tinha na sua mão uma pequena semente que colocou na mão de uma noviça. Surgiu logo outra semente que ela entregou a outra e assim sucessivamente, como se surgisse de uma fonte inesgotável ou de um golpe de magia. Cada noviça recebia uma semente...
Ao recebê-la cada pessoa tranformava-se numa árvores que crescia rapidamente...
A determinada altura, ela também estendeu-me a sua mão... e nisto acordei.
Compreendi então que a Irmã Wilson, ao fundar a congregação, recebera uma semente.
Não a guardou apenas para si.
Semeou-a e depressa ficou a saber que carregava uma floresta que ainda hoje continua a dar frutos, sementes e a florescer por toda a terra.

Sem comentários: