sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A fé de um Mestre e um Mestre de fé

Neste ano da Fé partilhamos alguns pensamentos, frases ou citações sobre a fé retirados dos escritos do Pe. Leão Dehon:
 
A é ainda a luz e a chave da história. (Acerca das Letras Cristãs, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 303)
 
A nunca extingue o amor da pátria; ela ilumina-a e fortifica-a, como cultiva e faz crescer tudo o que é nobre e bom na natureza. (Acerca do Patriotismo Cristão, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 310)
 
A Incarnação é um mistério de ; a paixão é um mistério de esperança; a eucaristia é um mistério de amor. (CA, Pág. 142)
 
A razão e a são duas filhas de Deus, que não devem estar em desacordo. (CR, Pág. 470)
 
A tropa é uma grande fonte de méritos para aqueles que vivem a . (Carta ao escolástico Bodin, 02/11/1908, Inv. 315.04, AD: B20/8.7)
 
Cumprir a vontade divina em espírito de e de obediência, é bom. Mas cumpri-la pela caridade, por amor, é um meio bem mais poderoso, mais agradável a Deus. (VA, Pág. 152)
 
Deus é amor, nós acreditamos no amor, eis todo o objecto da nossa . (NHV, volume III, Outubro 1865 – Outubro 1869, Pág. 82)
 
Dispor de poupança é bom, mas juntamente com a virtude e a . (Discurso Acerca da Educação, 20/01/1888, Inventário 43.04 AD: B7/3)
 
Educar um cristão não é somente dar-lhe noções de ciência humana… não é somente ensinar-lhe boas maneiras…dar-lhes uma ciência… é sobretudo formar nele um nobre e grande carácter, virtudes vigorosas… fazer crescer na sua alma a (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág.
 
Mostremos a bandeira do Coração de Jesus e a simplicidade da nossa reacenderá os fracos.
 
Nas épocas de , a arte aperfeiçoa-se, engrandece, aproxima-se de um ideal celeste. (CR, Pág. 232)
 
O abandono é como que a síntese das virtudes da , obediência, confiança e amor. (DE, Pág. 202)
 
O espírito de nos ajudará a superar as nossas antipatias naturais. (CC 17/10/1897, Pág. 104)
 
O rumo da minha vida interior, travada, é verdade, por inúmeros falhanços, tem sido sempre o amor do Senhor, mantido pela e pela pureza de coração e de consciência. (NHV, volume III, Outubro 1865 – Outubro 1869, Pág. 47)
 
São Pedro é o apóstolo da , S. Tiago Maior, da esperança, S. João da caridade, Santo André do amor das cruzes, S. Filipe da alegria espiritual, S. Bartolomeu da força, S. Mateus da ciência divina, S. Tiago Menor da contemplação, S. Tomé da confiança no Coração de Jesus que ele adquiriu ao tocar-lhe com as suas mãos, S. Tadeu da ação de graças, S. Matias sucessor de Judas, da humildade. (CA, Pág. 141-142)
 
 

 

Sem comentários: