segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Teresa de Ávila

 
A) Ensinamentos
De Jesus se quis chamar porque “Jesus é todo o nosso bem”, dizia.
Ela queria que os seus conventos fossem “colégios de Cristo, onde todas hão de ser amigas, todas se hão de amar, todas se hão de querer, todas se hão de ajudar, e todas ocupadas na oração pelos defensores da Igreja”.
Teresa dizia: “minhas filhas, este é o castigo que o Senhor envia à terra, levando os santos que há nela.”
 
B) Exemplos
“Conta-se que Teresa de Ávila se preparava certa ocasião para viajar, quando uma religiosa lhe perguntou onde ia.
- Vou fundar um novo convento.
- Com que recursos, Madre?
- Tenho dez mil pesetas!
- Que poderá fazer com isso? É muito pouco!
- Sim, tem razão. Teresa e dez mil pesetas é muito pouco! Mas Deus, Teresa e dez mil pesetas é tudo.”
Outro fato exprime bem a sua união a Nosso Senhor:
“Um dia Teresa de Jesus encontrou no claustro uma criança de uma beleza maravilhosa, ela perguntou-lhe o seu nome.
- Dizei-me primeiro o vosso, respondeu o menino.
- Eu chamo-me, disse a santa, Teresa de Jesus.
- E eu, disse o menino, eu sou o Jesus de Teresa.”

 
C) Conclusão
Bossuet dizia de Santa Teresa de Ávila:
“A maior mulher da humanidade depois da Virgem Santíssima.”
 

Sem comentários: