segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Café, Tabaco e Pe. Dehon


Embora a sensibilidade dos nossos dias seja diferente, podemos observar que o Pe. Dehon foi bastante tolerante e compreensivo quanto ao tabaco, ao café e às bebidas alcoólicas. Parece que ele experimentou tudo isso, mas nunca foi um consumidor. Aliás a sua precária saúde não lhe permitiria. Em todo o caso podemos ver um homem equilibrado e acolhedor que não condena, mas integra e ajuda.

O uso do Tabaco e do Café

O Pe. Dehon era contra o uso do tabaco, mas deu provas de compreensão:
“Nos países onde o uso (de fumar) é permitido que se fume, mas com moderação; mas nunca no recreio dos alunos, nem pela estrada.”
E esta excepção ainda que bastante restritiva era seguida de um apêndice onde não falta gosto: “Uma maior largueza pode ser deixada aos holandeses, que nascem com o cigarro na boca…” (Règlements divers 43; Vita e Personalità di Padre Dehon, Henri Dorrestein SCJ, Edizioni Dehoniane, Bolonha, 1978, pag 337)

Nas regiões onde há o costume de fumar, este uso deve ser regrado e limitado. Aqueles que têm necessidade de fumar devem fazê-lo no seu quarto, ou na sala de recreio dos padres, mas não nos pátios nem nos corredores. (CC 10/8/1919, Pág. 240)

Escreveu uma carta ao Pe. Falleur, ecónomo de uma comunidade, a 28/09/1919, Inv 295.45, AD: B20(4.2): Zelai pela mesa. É preciso um bom peixe, algumas vezes café, uma infusão à noite para fazer dormir…

O Pe. Dehon fumou cachimbo, durante uma festa nocturna no Egipto. Foi uma excepção, porque de facto era um não fumador:
“No dia 19 de Fevereiro (1865) visitámos Kenéh, (no Alto Egipto, perto de Tebas e de Luxor)…
A França tem lá um agente consular, um amável e rico copta, o Sr. Bichara, que nos recebeu com uma hospitalidade toda oriental…
Tivemos de honrar os ricos Chibuck (cachimbos de longos canos) que nos foram apresentados, já bem acesos.
Entretanto, o jantar ficou pronto.
Tudo isto regado por champanhe, creme de Moka, de aguardente de Dánzica e por duas pequenas chávenas de café.
Depois do café, novos Cachimbos e música.
(NHV, II, 84-85)

Um dia, depois do almoço, sabemos por fonte segura, aceitou um cigarro, mas não fumou até ao fim. Apenas tirou algumas fumaças, pousou o cigarro e não o pegou mais. (SO)

Chegámos ao Mosteiro (Carmelo) tomámos o xarope e o café.
(NHV, II, 126)

Sem comentários: