quarta-feira, 29 de julho de 2009

Recordando o Pe. Angelo Caminati

Que doce e santa coisa é uma amizade!

Louvamos a vida, a vocação e a amizade dos nossos confrades Pe. Angelo Caminati e Miguel Corradini.
Estiveram unidos na sua vida, unidos na sua vocação, unidos na sua morte (no mesmo dia e apenas uma hora de diferença). Agora estão unidos na eternidade.
Sempre cultivaram e valorizaram a amizade. Apesar de às vezes parecerem intransigentes, ambos defendiam os seus amigos até ao fim do mundo. Viveram seriamente a amizade e deixaram essa lição como herança. Até no dia da sua morte não quiseram partir sozinhos, mas os dois, como amigos.
O Pe. Angelo Caminati fez parte dos 3 amigos que fundaram e edificaram a APEL (Associação Promotora do Ensino Livre).
Todos eles foram directores da Escola da APEL: Pe. Mario Casagrande, que morreu também neste ano a 4 de Janeiro, o Sr. Gastão Fernandes e o Pe. Angelo Caminati.
A vida os juntou e a morte os tem unidos: o Sr. Gastão faleceu no dia do aniversário do Pe. Mário, a 25 de Junho de 2003 e no dia seguinte, a 26 de Julho de 2009, partiu o Pe. Angelo.
Amigos na vida, amigos nos sonhos, amigos na morte e agora unidos na eternidade.
“Que doce e santa coisa é uma amizade” dizia o Pe. Dehon (in NHV). De facto, a amizade que vivemos nesta vida não acabará na morte, mas continuará por toda a eternidade.
Amigos ontem, hoje e sempre.
“A comunhão que nos une uns com os outros encontra a sua plena realização na eternidade. Continuaremos unidos aos nossos irmãos defuntos através da oração e a esperança” (Const SCJ).

1 comentário:

Manuel Filipe Santos disse...

O Padre Angelo pertencia à equipa sacerdotal do Cursilho de Cristandade em que encontrei Jesus. Dói-me o coração por não me ter despedido dele. Vou guardar para sempre recordação do seu olhar terno e de um coração maior que o próprio corpo. Recordo com muita saudade o carinho e amor que punha em cada gesto.
Bem haja, Senhor Padre!