terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vamos a la Playa



A praia significa muito para nós.
É onde a terra acaba e o mar começa, é um ponto de partida e de chegada, é um lugar de lazer e de desafio.
Na nossa história nacional a praia é um espaço de despedida e de reencontro, de sonho e de heróicas realizações. Da praia nascem novas esperanças, largos horizontes, eternas saudades.
A nível pessoal, ir à praia é voltar às origens, renascer outra vez. É voltar a ser criança, rebolar-se na areia, ser dono do tempo. Aí todos somos iguais, sem complexos nem distinções.
Também a praia contou muito na experiência de Jesus sobre a terra. Foi na praia que Ele escolheu os seus primeiros discípulos. Foi aí que ensinou multidões, bebeu das suas aspirações, alargou fronteiras. Depois de ressuscitar, continuou a fazer da praia o lugar de encontro, de testemunho e de envio.
Hoje, mais do que nunca, precisamos de voltar à praia. Que lugar escolher?
Sugiro algumas alternativas.

1. A Praia do Silêncio
É fácil chegar até lá. Basta concentrar-se até ouvir o bater do nosso coração. Não é um lugar de vazio, mas de encontro consigo mesmo, uma oportunidade de redescobrir a nossa própria voz. Será um bom ensaio para aprender a ouvir os outros. É esta a melhor praia para sanar males de ouvido.

2. A Praia da Contemplação
É também de fácil acesso. Basta abrir os olhos e redescobrir o que nos rodeia. Aqui contemplaremos a harmonia perfeita entre o homem e a natureza, entre todas as criaturas. Esta é a praia mais apropriada para quem precisa de apurar a vista.

3. A Praia dos Sonhos
A rotina da vida deixa-nos pouco espaço para sonhar. É preciso parar e olhar para o alto. Os sonhos afluirão sem limitações. Nesta praia, a nossa vida será refrescada por novos ideais e reconfortantes motivações.

4. A Praia Celeste
Muitas vezes Deus anda à nossa procura, mas nunca nos encontra em casa. A Praia Celeste é o lugar ideal para, libertos de condicionamentos, estarmos abertos e receptivos. O Céu limpo, a paz e a serenidade são condições essenciais para deliciar-se nesta praia.

5. A Praia da Família
Viver não é o mesmo que conviver. É necessário fazer do nosso espaço habitual uma praia familiar, onde valorizamos mais o que nos une, onde estamos unidos também no ócio e no lazer.

6. A Praia da Vida
É aquela que, embora sendo acessível a todos, poucos são aqueles que a querem percorrer, porque as marés e as ondas obrigam a constantes paragens, e ninguém gosta de demoras. Enfrentando estes obstáculos tornamo-nos mais pacientes e resistentes. É isto que dá vida à praia.

Destas seis praias qual será a ideal para mim, neste Verão?

Sem comentários: