domingo, 16 de abril de 2023

Meu Criador e meu Salvador


Ano A – II domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia

Em geral, nós prestamos atenção àquilo que Jesus diz aos seus discípulos e amigos.

Hoje não vamos fazer isso, porque Jesus mais do que dizer, ele mostra o seu amor misericordioso aos seus discípulos, mostrando-lhes o lado e as mãos, ícones do seu grande amor pelos homens.

Hoje vamos fazer o contrário. Vamos prestar atenção não àquilo que Jesus diz, mas àquilo que os discípulos dizem a Jesus.

E podemos resumir tudo isso num ato de fé, de esperança e de amor.

- Ato de fé – Meu Senhor e meu Deus.

Foi o que disse Tomé a Jesus.

Ao dizer isto, está a reconhecer Deus como seu criador e ao Senhor como seu Salvador.

É um ato de fé ao seu Deus e Senhor ao seu Criador e Salvador.

- Ato de esperança – Jesus, eu confio em vós.

Foi o que disse a Irmã Faustina, na presença de Jesus da Divina Misericórdia a partir de 1931. Esta freira polaca, falecida aos 33 anos em 1938 em Cracóvia, autoapresentava-se como a Apóstola ou Secretária da Divina Misericórdia.

Ela traduziu assim a expressão de Tomé, transformando-a num ato de esperança dizendo – Jesus, eu confio em vós.

- Ato de amor ou de caridade – Senhor, eu vos amo.

Foi o que disse o Papa Bento XVI momentos antes de falecer na madrugada de 31 de janeiro de 2022.

Ele resumiu as duas expressões anteriores numa única expressão: Senhor, eu vos amo!

Foi um ato de amor a Deus a quem serviu e a quem entregava o seu espírito.

 

Conclusão:

Aprendamos a traduzir a frase de Tomé num mesmo ato de fé, de esperança e de caridade.

Essas frases resumem toda uma vida.

Meu Senhor e meu Deus, ou seja, Jesus, eu confio em vós, ou ainda Senhor, eu vos amo.

Quanto a nós, podemos ainda resumir mais numa única palavra – Ámen.

É este o nosso ato de fé de Tomé, ou o ato de esperança da Irmã Faustina ou o ato de amor de Bento XVI.

 

Ver também:

Domingo de Pascoela


Senhor, eu vos confio:

O meu passado à vossa misericórdia

O meu futuro à vossa providência

O meu presente ao vosso amor.


Sem comentários: