quinta-feira, 20 de abril de 2023

Dia de Oração e de Perdão


Como Igreja em Portugal, em união com todos os bispos portugueses reunidos no Santuário de Fátima, cumprimos hoje uma Jornada Nacional de Oração pelas vítimas de abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja.

Dupla identificação do Bom Samaritano:

A – Quem sofreu abusos sexuais, de poder ou de consciência da parte da Igreja é como o homem da parábola que foi maltratado e que jazia ferido.

A Igreja tem de ser boa samaritana. Tem de cuidar dessas vítimas em atitude de purificação e de reparação.

B – Por outro lado a própria Igreja é aquele homem que está ferido e meio morto. Não podemos abandonar esta mãe ferida, nem o irmão ferido que exige cuidados. Não podemos passar ao lado, fazendo de conta que não se passa nada. O bom samaritano é Jesus que se enche de compaixão e nunca abandona a sua igreja ferida. Que Ele cure todas as feridas e aqueça o coração de todas as vítimas.

 

Atitude do Papa Francisco:

Alguém se abeirou do Papa Francisco, mostrou um postal de La Pietá, de Miguel Ângelo, que se encontra na Basílica de São Pedro e lhe disse:

- Nesta cena Jesus esteve nos braços da sua mãe nos momentos difíceis. Onde está a mãe igreja nos momentos em que alguém foi abusado, perseguido ou maltratado?

Então o papa pediu-lhe o postal dizendo que sempre que olhasse para ele ia lembrar-se de quem o deu, rezaria por ele e assim a igreja estaria perto dele.

 

O nosso compromisso:

Quando vemos que as pessoas, especialmente de Igreja, pregam o bem e o respeito, mas com a vida não dão testemunho do que pregam, o que é que devemos fazer?

Jesus dá a resposta:

- Fazei aquilo que vos dizem e não aquilo que fazem.

Não são os outros que devem viver a Palavra de Deus, mas cada um de nós. Ninguém é mestre, todos somos irmãos e irmãs no caminho para o céu.

 

Em nome da Igreja pedimos perdão às vítimas de todas as formas de abusos e pedimos perdão a Deus por todos os atentados à dignidade humana.

E comprometemo-nos a erradicar de uma vez por todas este pecado, em penitência e humildade, com a ajuda de Deus, evitando todo o mal e fazendo sempre o bem.

 

Clicar aqui para a oração universal desta jornada

 

 

Sem comentários: