sexta-feira, 7 de abril de 2023

Lembranças de uma 5ª feira


Quinta-feira Santa

1ª – Eucaristia

O maior dom de Deus é o próprio Deus:

Tomai e comei, isto é o meu corpo.

Tomai e bebeu, isto é o meu sangue.

 

2ª – Sacerdócio

Cristo, sacerdote eterno, de braços abertos.

Cada sacerdote ao rezar de braços abertos está a estender o amor de Cristo:

Estende a todos os que Cristo alcança com os seus braços abertos na cruz.

 

3ª – Mandamento do amor e do serviço

Que o nosso amor seja a continuação do amor de Cristo.

 

“Se eu tivesse que escolher

uma relíquia da tua Paixão,

eu levaria apenas essa bacia

cheia de água suja.

Andaria pelo mundo com esse recipiente.

Dobar-me-ia com a toalha sobre cada pé

e inclinada, de olhos baixos,

nunca levantaria a cabeça

para não distinguir inimigos de amigos…

e lavaria os pés do vagabundo, do ateu,

do toxicodependente, do prisioneiro, do assassino,

de quem nunca me saúda,

daquele companheiro por quem não rezo.

Em silêncio…

até que todos entendessem.

no meu, o Teu amor." (Cf. Madeleine Delbrêl)

 

Ver também:

Ecos de uma 5ª feira

 

 

Sem comentários: