segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Sagrada Família de Belém


Ano A 
Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José






















Na Festa da Sagrada Família preguei uma partida a quem participou na missa paroquial. Pedi que depois de beijarem o Menino Jesus, fossem até ao presépio, na capela lateral, pois havia lá uma surpresa.
E lá foram, obedientes como sempre.
E o que viram?
Eu tinha colocado na entrada da gruta um espelho… de modo que quem se colocasse à frente para ver o presépio, em vez de ver como antes a Sagrada Família, via-se a si mesmo na gruta…

Conclusão
Cada um de nós é personagem do presépio. Nós fazemos parte da Sagrada Família, já que a Sagrada Família faz parte de nós. A nossa família é Sagrada.
Assim nos faz cantar o Pe. Zezinho:
Tudo seria bem melhor
Se o Natal não fosse um dia
Se as mães fossem Maria
E se os pais fossem José
E se os filhos parecessem
Com Jesus de Nazaré.

À margem
Perguntei num grupo quem dos presentes não tinha constituído família. Claro que todos apontaram para mim. Por minha vez disse que todos os presentes também não tinham constituído família. Ninguém ali tinha família, porquê?
Porque não somos nós a constituir família, a família é que nos constitui. Nos não formamos família, a família é que nos forma. Nós não temos família, a família é que nos tem; esta família não é minha, eu é que sou desta família.

Ver também:



Sem comentários: