sábado, 28 de dezembro de 2019

Natal (71)


Por que chorava o Menino

Há uma canção de Natal no folclore madeirense que diz:

Meia-noite dada,
Meia-noite em pino
Cantava o galo
Chorava o Menino.

Chorava o Menino
Como um enjeitado
Em lapa da serra
Não no povoado.

A virgem lhe disse
Com mui grande dor
Calai-vos meu Filho
Jesus, meu amor.

E como estas há tantas letras que falam das lágrimas do Menino Jesus, lágrimas de oiro ou de prata, nas canções de ninar ou de embalar. Mas porque é que chorava o Menino?






















O Menino Jesus chorava por 5 motivos:
1º - Chorava de compaixão para com os homens que eram réus de morte eterna, e oferecia as suas lágrimas ao Eterno Pai, a fim de obter para eles o perdão e a salvação. Consolemo-lo misturando as nossas lágrimas com as suas.
2º - Chorava de dor, vendo que, mesmo depois da Redenção tão grande número de pecadores continuaria a desprezar a sua graça. Não o façamos chorar mais.
3º – Chorava de alegria por antever a fidelidade e a coragem dos seus discípulos perseguidos, maltratados e martirizados por causa do seu nome.
4º - Chorava de amor por estar a cumprir a vontade do Pai e por manifestar o grande amor de Deus. Porque Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho único.
5º - Chorava por mim. Pela mesma razão que os judeus, ao verem o Salvador chorar a morte de Lázaro, diriam: Vede como o amava… Assim também os Anjos em Belém, vendo as lágrimas de Jesus Menino, podiam dizer: Vede como nosso Deus ama os homens… porque O vemos chorar.

Ó meu Menino Jesus, quando choravas na gruta de Belém estáveis a pensar em mim. Que as vossas lágrimas lavem as minhas culpas. Fazei que eu chore convosco, pois para que serviriam as minhas lágrimas sem as vossas?



Sem comentários: