segunda-feira, 11 de junho de 2018

Proclamar que o Reino está próximo


Festa do Apóstolo São Barnabé

Jesus envia os seus discípulos a proclamar que o Reino dos Céus está próximo.
Não os envia a proclamar o Reino, mas a sua proximidade, por dois motivos:
Primeiro, porque é o próprio Jesus quem deve proclamar a presença do Reino, isto é, marcar a sua própria presença.
Segundo, porque tal como não podemos olhar diretamente para o sol, pois ficaríamos encadeados, não podemos ver diretamente a Deus, mas apenas olhar o que ele ilumina.

Como é que os apóstolos proclamam essa proximidade?
Através das obras.
Se não nos é possível ver o Reino em pessoa, podemos, vê-lo nos seus servos. Ao observar como eles fazem maravilhas, ficamos certos de que Deus habita neles.
Tal como não podemos olhar diretamente para o sol que está a nascer com todo o seu brilho, mas olhando para as montanhas iluminadas pelo sol percebemos que ele já se levantou.
Do mesmo modo, já que não podemos ver diretamente o Sol da Justiça, olhemos para as montanhas que a sua claridade ilumina, isto é, os santos apóstolos que brilham pelas suas virtudes, que resplandecem pelos seus milagres, que contagiam com a sua alegria e com serviço apostólico.

Só Deus manifesta a sua presença entre nós, mas os apóstolos de ontem, de hoje e de sempre, mostram os efeitos dessa presença neste mundo.

À margem
- O seu nome próprio era José… mas todos lhe chamavam Barnabé, isto é, Filho da Consolação pelo cuidado que prestava aos pobres e perseguidos. Tinha um porte imponente, de modo que associavam a sua figura a Zeus, pai dos deuses. Era humilde e clemente.
- Morreu na Ilha de Chipre, vítima do fanatismo religioso dos judeus que o lapidaram. O seu corpo foi encontrado por baixo das pedras, com as mãos a apertarem contra o peito uma cópia do Evangelho segundo Mateus, que ele copiado por ele mesmo.

Sem comentários: