sábado, 16 de janeiro de 2016

Bodas de Caná



Ano C - II domingo comum

Ensinava S. Máximo de Turim, no século V que:
“O cristão é semelhante ao vinho vigoroso e rubro.
Todas as coisas da criação se estragam com o tempo, só o vinho melhora ao envelhecer.
Ele perde todos os dias a sua aspereza, e adquire um buquê ou aroma macio, um sabor rico.
De igual modo o cristão, à medida que o tempo passa, perde a aspereza da sua vida pecadora, adquirindo a sabedoria e a benevolência da Trindade Divina.”























1ª. Maria
Se as primeiras palavras de Maria no Evangelho são: Faça-se em mim segundo a tua palavra…, as suas últimas palavras encontram-se no Evangelho de João, no relato das bodas de Caná: Fazei tudo o que Ele vos disser.
Maria é Mãe de Cristo porque ouve a Palavra de Deus e a põe em prática. Ela é Mãe de todos os crentes e as suas últimas palavras dizem-nos para escutar a Palavra de Deus e a pôr em prática.
Mais tarde Jesus concluirá: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.

2ª. Maria e Jesus
A resposta de Jesus é dura: Mulher, que temos nós com isso?
Uns interpretam como: Porque me vens incomodar com isso?
Outros: Que tenho eu contigo, mulher?
Ou Quem te incumbe a ti disso, mulher?
Ou haverá alguma divergência entre nós? Não creio, de acordo.
No início da vida pública de Jesus, Maria continua a ser a Sua Mãe, continua a dar-lhe à luz...

3ª. Água, vinho e Sangue
Os serventes enchem as talhas de água, mais de 600 litros, que se transformaram em vinho. As bodas duravam uns três dias a uma semana.
- Orígenes explica que este vinho novo é a doutrina nova de Cristo.
- Éfrem dirá que o vinho menos bom é a lei de Moisés e o melhor é a graça e a verdade de Jesus.
- Irineu verá neste vinho de Caná o símbolo sacramental do sangue eucarístico.
Conclusão: O milagre da transformação da água em vinho é anúncio de um milagre maior que é a transubstanciação do vinho em Sangue de Cristo.


Sem comentários: