quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Outra versão

4ª feira - XXXIII Comum

Versão de fusão da parábola das minas do Evangelho de hoje

Jesus ensinava os seus discípulos em parábolas e dizia-lhes:
O Reino dos céus é semelhante a dois irmãos que viviam felizes e contentes, até que receberam o chamamento de Deus para entrarem ao seu serviço.
O mais velho respondeu com generosidade ao chamamento ainda que teve de ver como se desfazia o seu coração ao separar-se da sua família e dos amigos que muito amava e daquela com quem sonhava casar-se. Mas, por fim, partiu para um país longínquo, onde consumiu a sua própria vida ao serviço dos mais pobres de entre os pobres. Houve então uma grande perseguição naquele país. Foi então falsamente acusado, preso, torturado e condenado à morte.
O Senhor disse-lhe:
- Muito bem, servo fiel e cumpridor. Serviste-me por um valor de mil talentos. Vou recompensar-te com mil milhões de talentos. Entra no gozo do teu Senhor!
A resposta do mais jovem foi muito menos generosa. Decidiu ignorar o chamamento, seguindo um caminho diferente. Casou-se com quem muito amava. Foi feliz no casamento, teve sucesso nos negócios e chegou a ser rico e próspero. De vez em quando dava uma esmola aos necessitados e, uma vez por outra, não se esquecia de mandar uma boa quantia de dinheiro para o seu irmão mais velho, anexando apenas uma indicação: Talvez com isto possas ajudar melhor os pobres diabos desse país distante.
Quando chegou a sua hora derradeira, o Senhor disse-lhe:
- Muito bem, servo fiel e cumpridor. Serviste-me pelo valor de dez talentos. Vou recompensar-te com mil milhões de talentos. Entra no gozo do teu Senhor!
O irmão mais velho ficou surpreendido ao ouvir que o outro ia receber a mesma recompensa que ele próprio recebera. Mas ficou agradado com isso e disse:
- Senhor, mesmo sabendo deste final, se eu tivesse de fazer tudo de novo, voltaria a viver por ti exatamente o mesmo que vivi anteriormente.

Sem comentários: