quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sem luta não há glória

Memória de São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões


O Pe. António Vieira conta um sonho de São Francisco Xavier:
Estava o santo a dormir num hospital de Roma. A certa altura começou a gritar no meio da noite:
- Mais, mais, mais.
Deus revelara a Xavier, por meio de um sonho, as desgraças que o santo havia de padecer por seu amor por Deus. E por ser o amor de Xavier por Cristo tão grande, e serem tão grandes, tão excessivos, tão inumeráveis, era tão generoso o ânimo de Xavier, e a sede de padecer por Cristo tão fervorosa, tão ardente, tão insaciável, que nada o intimidava, nada o satisfazia, nada o fartava, tudo lhe parecia pouco (as desgraças, os trabalhos, as doenças, as perseguições, os combates); e assim pedia mais.

Carta de Francisco Xavier a Inácio de Loiola:
Desde que aqui cheguei, não parei um instante: visitando com frequência as aldeias, lavando na água sagrada os meninos não batizados. Assim, purifiquei grandíssimo número de crianças que, como se diz, não sabem distinguir entre a direita e a esquerda. Estas crianças não me permitem recitar o ofício divino, nem comer, nem dormir, enquanto não lhes ensinasse alguma oração: foi assim que comecei a perceber que delas é o reino dos Céus.

Conclusão:
Quem vence sem luta, triunfa sem glória.
São Francisco Xavier passou por inúmeras dificuldades para evangelizar os povos do oriente. A sua luta foi intensa, a sua glória é imensa.

Sem comentários: