sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Prévot escritor

São conhecidas 14 obras da autoria do Pe. André Prévot.
Antes de entrar na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus já tinha escrito duas: A primeira "Estudo sobre Ricardo de São Victor" (tese de doutoramento) e a segunda "Amor, paz e alegria". O Pe. Prévot apresentou esta obra ao Pe. Dehon ainda como manuscrito com o título "Tesouro da Devoção ao Sagrado Coração segundo Santa Gertrudes".
O Pe. Prévot foi assim o primeiro escritor da Congregação, pois o Fundador só mais tarde começaria a publicar os seus muitos livros.
Foi sobretudo durante período que foi mestre de noviços que o Pe. Prévot mais livros escreveu.
O seu escritório no noviciado, era muito modesto. A estante encostada à parede servia para arrumar cartas, mapas e alguns livros de uso quotidiano. Quando precisava de algum livro, dirigia-se à biblioteca.
Rezava muito, isto sim. Olhava muito para o crucifixo que estava entre as imagens do Coração de Jesus e de nossa Senhora.
E quando faltava inspiração para escrever, descia até à capela para rezar, falando e escutando. Depois subia ao quarto e continuava a escrever. Não tinha mais necessidade de livros.
A sua caligrafia era muito legível, mas minúscula. Numa página escrevia o que qualquer outro registaria em pelo menos três páginas.
Entre todos os livros, o Pe. Prévot tinha uma certa predileção pelo "O Ano com Maria". Foi a sua principal obra ascética: uma série de meditações para todos os dias do ano ‘com firme convicção de que esta Mãe, segundo o grau da sua boa vontade e ardor do seu desejo, ajudará a todos a tornar-se bons filhos, imprimirá neles em pouco tempo e com pouco esforço a imagem de Jesus vivo’. Estava convencido que o caminho mais curto para ir até ao Coração de Jesus era o Coração de Maria Santíssima. Nossa Senhora é a nota dominante da sua ascese para ser um discípulo autêntico do Filho de Deus. O Pe. Pietro Storms, noviço em 1899-1902, dizia que durante o seu noviciado o Pe. André compôs o livro ‘O Ano com Maria’: Redigia de tarde para na manhã do dia seguinte os noviços usarem como tema da sua meditação.





















Lista das publicações ou livros escritos 
pelo Pe. André Prévot

- 1870 "Étude sur Richard de Saint Victor", Achille Macaire, Aix  

- 1893 “Amour, Paix et Joie”. Mois du Sacré-Coeur de Jesús d’après Sainte Gertrude. (Traduzido em varias línguas, nomeadamente em Português)

- 1897 “La Retraite de Marie, pouvant servir de libre meditación pour le mois de Marie pour les ãmes du temps présent d’après “La Vraie Dévotion a Marie” du  B. de Montfort.

- 1904 “Fleurs nouvelles pour notre Couronne du ciel. Notions doctrinales et pratiques d’ après Saint Thomas. 2e Edition.

- 1905 “La vraie Devotion à Saint Joseph, secours providentiel pour le temps présent Esperances-Secours-Consolation, ou Un Mois passé avec Saint Joseph.

- 1906 “Amour et Réparatio” Manuel pour l’Apostolat de la Réparation.

- 1906 “Mois d’humilité”. Un Bouquet de Violettes à offrir à l’Enfant Jésus. Notions doctrinales et practiques  pouvant servir de probation religieuse sur l’humilté, le mois de janvier.

- 1906 “Un Mois d’obéisssance à l’Ecole de Marie”.

- 1906 “L’Année avec Marie ou Marie nous aidant à Mediter l’Evangile pour tous les jours de l’année.

- 1907 “La Vie de Victime pour l’heure présente ou Vie abrégée de la Révérende Mère Marie-Véronique du Coeur de Jésus” (avec Introducción doctrinale par M. Charles Sauve S.S.)

- 1908 “Méditacións du Soir, tirées de nos Saint Livres pouvant servir pour la Méditation, La  lecture spirituelle,etc.

- 1909 “Retraite de Réparation pour les ãmes vouées au Sacré-Coeur por le temps présent d’après un plan nouveau.

- 1913 “Manuel de la Dévotion au Saint Esprit. Consolations et Trésors dans le Saint-Esprit.

- ???? “Mois de Saint Jean” (sem data).

Sem comentários: