quarta-feira, 5 de março de 2014

Bênção das cinzas


Quarta-feira de cinzas
















O homem foi pó e há-de ser pó, logo é pó, pois tudo o que vive não é o que é, é o que foi e o que há-de ser.
Olhemos para trás: que é o que fomos? Pó.
Olhemos para diante: que é o que havemos de ser? Pó.
Fomos pó e havemos de ser pó? Pois isso é o que somos.
O memento dos mortos: lembre-se o pó caído que há-de ser pó levantado.
O pó que foi homem, há-de tornar a ser homem.
Este foi o memento dos vivos; acabo com o memento dos mortos.
Aos vivos disse: lembre-se o pó levantado que há-de ser pó caído.
Aos mortos digo: lembre-se o pó caído que há-de ser pó levantado… Lembra-te pó que és homem, e que em homem te hás-de tornar.
Se dissemos aos vivos: lembra-te homem que és pó, porque foste pó, e hás-de tornar a ser pó — brademos com a mesma verdade aos mortos que já são pó: lembra-te pó que és homem porque foste homem, e hás-de tornar a ser homem.
A mim não me faz medo o pó que hei-de ser; faz medo o que há-de ser o pó.
Eu não temo na morte a morte, temo a imortalidade; eu não temo hoje o dia de cinza, temo hoje o dia de Páscoa, porque sei que hei-de ressuscitar, porque sei que hei-de viver para sempre, porque sei que me espera uma eternidade, ou no céu, ou no inferno.
(SERMÃO DE QUARTA-FEIRA DE CINZA - Igreja de S. António dos Portugueses, Roma. Ano de 1670 - Pe. António Vieira)

Sem comentários: