terça-feira, 12 de novembro de 2013

Seminário virou maternidade


PARA QUE CRISTO SE FORME EM NÓS
Semana dos Seminários

Ao ter conhecimento do tema da Semana dos Seminários deste ano, PARA QUE CRISTO SE FORME EM NÓS, confesso que fiquei intrigado.
Pensava eu que Cristo é quem formava os seminaristas e, afinal, parece que Ele é que é formado nos seminaristas.
Pensando melhor, estão certas as duas realidades: Para que o candidato seja formado por Deus é preciso que cada um deixe crescer dentro de si o próprio Deus. Cada seminarista forma e é formado e o próprio Cristo é formador e é formado.
Este tema foi inspirado na Carta de São Paulo aos Gálatas:
Meus filhos, por quem sinto outra vez dores de parto, até que Cristo se forme entre vós” (Gl 4, 19).
Usando as expressões mais apropriadas deste contexto atrevo-me a dizer que o seminário é uma maternidade onde alguém sofre as dores do parto.
Deus para fazer nascer um novo sacerdote sofre as dores do parto e o seminarista para tornar presente Deus na sua vida sofre as mesmas dores. E o seminário virou maternidade ou sala de partos.
Só sei que o seminário e a igreja sofrem mais do que as dores da maternidade para formar um novo sacerdote. E toda a vida do sacerdote é um contínuo trabalho de parto para dar à luz Cristo Senhor na história dos homens. Explica-se assim o caráter mariano do sacerdócio e o caráter sacerdotal de Maria Santíssima.


Sem comentários: