quinta-feira, 20 de junho de 2013

A excelência do Pai Nosso

5ª Feira - XI Semana Comum

A Oração Dominical, entre todas, é a oração por excelência, pois possui as cinco qualidades requeridas para qualquer oração. A oração deve ser: confiante, reta, ordenada, devota e humilde.

 - Em 1º lugar a oração deve ser confiante
A oração deve ser feita com fé e sem hesitação. Por diversas razões, o Pai Nosso é a mais segura e confiante das orações. A Oração Dominical é obra de nosso advogado, do mais sábio dos pedintes, do possuidor de todos os tesouros de sabedoria. Deve ser também a oração mais ouvida porque aquele que, com o Pai, a escuta é o mesmo que no-la ensinou.

 - Em 2º lugar a nossa oração deve ser reta.
Quer dizer, devemos pedir a Deus os bens que nos sejam convenientes. É o pedido a Deus dos dons que convém pedir. Os bens que ele nos ensina a pedir, na oração, são os mais convenientes. Se rezamos de maneira conveniente e justa, quaisquer que sejam os termos que empregamos, não diremos nada mais do que o que está contido na Oração Dominical.

 - Em 3º lugar a oração deve ser ordenada.
Na Oração Dominical, o Senhor nos ensina a observar esta ordem: primeiro pedimos as realidades celestes e em seguida os bens terrestres.

 - Em 4º lugar a oração deve ser devota
A excelência da devoção torna o sacrifício da oração agradável a Deus. A prolixidade da oração, no mais das vezes, enfraquece a devoção. Tiremos da oração a abundância de palavras, mas não deixemos de suplicar.

 - Em 5º lugar a nossa oração deve ser humilde
Uma oração humilde é uma oração que certamente será ouvida. Esta humildade está presente na Oração Dominical, pois a verdadeira humildade está naquele que não confia nas suas próprias forças, mas tudo espera da bondade divina.

(Cf. São Tomás de Aquino, Sermão da Quaresma de 1273)

Sem comentários: