quinta-feira, 14 de março de 2013

Há cem anos atrás



No dia em que celebra os 170 anos do nascimento do Pe. Dehon, fundador dos Sacerdotes do Coração de Jesus, partilhamos a página do seu diário de há precisamente 100 anos atrás:

 
O meu 70º aniversário

O Santo Padre enviou-me as felicitações e a sua bênção pelo meu 70º aniversário. É muita honra para um pequeno nada, e menos que nada, como eu. Tudo isso prepara o fim, que não está longe.

Transcrevo a carta da Secretaria de Estado:

“Reverendíssimo Superior Geral, foi com agrado que Sua Santidade soube que os membros da Congregação por si fundada em 1877 propõem-se celebrar o 70º aniversário do seu nascimento, e de lhe dar nesta ocasião uma prova da sua afeição e do seu apego.

O Soberano Pontífice, que não esquece o seu zelo, a sua dedicação e as obras que estabeleceu, une-se de boa vontade à alegria da sua família religiosa, e implora para si, para o seu Instituto e para as suas obras a abundância das graças celestes. Ele envia-lhe de todo o coração as felicitações e os seus votos de uma especial Bênção Apostólica, extensiva aos membros da Congregação.

Queira ajuntar, Reverendíssimo Superior Geral, as minhas felicitações e os meus votos pessoais, a garantia dos meus sentimentos dedicados em Nosso Senhor.” R.Card. Merry del Val.

Na Congregação, reza-se hoje por mim, é o que há de melhor. Os Conselheiros enviaram a todas as casas uma circular convidando a fazer deste dia 14 uma jornada de oração e de ação de graças. Os padres foram convidados a celebrar a santa missa pelas minhas intenções e os outros confrades a oferecer uma sagrada comunhão. Deo gratias! Eu preciso tanto da misericórdia do Coração de Jesus!

(Pe. Leão Dehon, in Notas Quotidianas, 14 de março de 1913, Cidade de Roma)

 

Sem comentários: