terça-feira, 22 de maio de 2012

Terço (44)

Dolorosos

As pedras do terço 
ou o terço das pedras

1º Mistério - A agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras
PEDRA DE APOIO

Foi numa pedra do Jardim das Oliveiras onde Jesus, segundo a tradição reclinou a cabeça durante a sua oração de aceitação da Vontade do Pai.
Nós precisamos também de um ombro amigo, de um poiso de segurança, de um apoio solidário. Jesus só encontrou isso numa pedra do Jardim das Oliveiras. Que saibamos chorar aos ombros de Jesus tal como ele chorou acolhendo os desígnios do Pai apoiado na rocha segura na noite da sua agonia no horto.

2º Mistério - A flagelação de Jesus
COLUNA DE PEDRA

Amarrado a uma coluna de pedra Jesus foi açoitado e flagelado. A coluna visível era o reflexo da coluna firme da sua coragem, tenacidade e força interior. Flagelaram Jesus, mas interiormente ninguém o conseguia derrubar…
Peçamos-lhe que partilhe connosco essa sua força para podermos nós também suportar as contrariedades e obstáculos da vida. Que saibamos sobretudo valorizar a coluna firme da nossa vontade e determinação que Deus armou dentro de nós.

3º Mistério - A coroação de espinhos
TRONO DE PEDRA

Jesus foi ironicamente coroado com espinhos, sentado num trono de pedra fria e tosca, segurando na mão um ceptro de cana verde. Jesus, aceitou essas provocações com toda a humildade e paciência.
Também nós por vezes sofremos semelhantes provocações ou deixamo-nos levar por tentações do poder, do prazer ou do possuir ou do ter. Que saibamos vencer essas situações com humildade e paciência, a exemplo de Cristo, para podermos reinar com Ele, que veio para servir e não para ser servido.

4º Mistério - Jesus a caminho do Calvário com a cruz às costas
CAMINHO DE PEDRAS

O Caminho do Calvário é feito de pedras de todas as espécies – umas lisas e escorregadias, outras pontiagudas e cortantes, umas já gastas e limadas, outras já desfeitas em pó. Tudo isso tornou ainda mais difícil o caminhar de Jesus, e fê-l'O cair e rastejar.
Também no caminho da nossa vida encontramos pedras ou pedregulhos de todas as formas e feitios, de todos os tamanhos e texturas. De vez em quando somos atirados para o chão duro e cortante. Que Jesus nos estenda a mão para nos levantarmos e prosseguirmos o nosso caminho de calvário, carregando a cruz que Deus nos deu.

5º Mistério - A crucifixão e a morte de Jesus
PEDRA DO SEPULCRO

Jesus foi crucificado no alto de um monte rochoso e sepultado no interior de uma rocha. Ele nasceu numa gruta e numa gruta foi sepultado.
Toda a nossa vida, morte e ressurreição também gira à volta de pedras – Pedras do caminho, pedras da casa, pedras de construção, pedras lançadas, pedras suportadas, pedras esculpidas, pedras desfeitas em pó. Ao contemplar Jesus morto e sepultado num túmulo de pedra, recordemos que somos pó, deixando-nos moldar como barro nas mãos de Deus que é nosso oleiro. Deus ressuscitar-nos-á, dizendo: lembra-te, ó pó, que és homem e em homem te hás de tornar.


Sem comentários: