segunda-feira, 7 de maio de 2012

Terço (40)


Gozosos

Os mistérios gozosos
meditados por Maria

Os mistérios gozosos do terço do Rosário meditados por Maria de Nazaré, ou melhor, Maria na primeira pessoa.

1º Mistério - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora
“Um dia o Anjo Gabriel veio ter comigo. Fiquei perturbada sem saber o que estava a acontecer. Ao ouvir a sua mensagem senti um misto de alegria e de apreensão. Como Deus é bom! Aceitei o convite com toda a simplicidade porque com a ajuda de Deus nada é impossível.
Ainda hoje, sempre que alguém é chamado a colaborar com Deus, sinto a mesma alegria e a mesma apreensão. E rezo para que todos os vocacionados aceitem a vontade de Deus com simplicidade e grandeza de coração.”

2º Mistério - A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel

"Fui partilhar a minha alegria com a minha prima Isabel que apesar da idade estava para ser mãe segundo os desígnios de Deus. A alegria partilhada iluminou tudo e todos. A partir daí sempre verifiquei que quem se aproxima de mim fica mais perto de Jesus e quem se aproxima de Jesus não fica longe de mim. Por isso cantei de alegria e confiança.
Ainda hoje sempre que alguém se aproxima de quem precisa, sempre que alguém leva Jesus a alguém, sinto a mesma vontade de cantar e louvar o Senhor pelas maravilhas que continua a fazer através dos seus amigos.”

3º Mistério - O nascimento de Jesus em Belém
“A noite escura e fria de dezembro transformou-se em felicidade e aconchego, paz e luz. Tive a sensação de que Jesus ao nascer deixou de ser apenas meu para pertencer a todas as pessoas de boa vontade. Vieram de todos os lados, do céu, da terra, de perto e de longe, adorar o Deus Menino.
Eu guardava todas estas lições no meu coração: Deus nasceu pequenino para nos lembrar que devemos adorá-lo sempre com a mesma ternura e a mesma sensibilidade como se contempla uma criança que acaba de nascer.”

4º Mistério - A apresentação do Menino Jesus no templo
“José e eu sempre nos esforçámos por cumprir as recomendações da Lei do Senhor, no que nos dizia respeito. Sabíamos que Jesus não nos pertencia… por isso fomos apresenta-lo ao Templo de Jerusalém.
Alegrámo-nos com os que se alegravam com a sua presença. Chorámos com os que choravam quando alguém nos advertia que uma espada de dor iria atravessar o meu coração… Mas a proximidade de Jesus a todos envolvia e inebriava. Estar junto dele é ter a certeza de estar a receber mais do que a dar, de ter maior felicidade em servir do que em ser servido.”

5º Mistério - O encontro do Menino Jesus no Templo entre os Doutores

“Um dia, em Jerusalém, experimentei a sensação de ficar sem Jesus, experimentei por acaso ficar longe dele. E foi grande a nossa apreensão, minha e de José. Foi uma lição vivida com toda a intensidade e partilhada com todos para que nada e ninguém nos possa separar do amor de Jesus.
Às vezes temos de nos afastar para aprendermos a valorizar aquilo que temos e não nos percebemos. A nossa vida é feita de perdas e de encontros, de afastamentos e reencontros. Afinal não somos nós a procurar e encontrar Jesus, Ele é que nunca nos perde de vista.”


Sem comentários: