domingo, 4 de dezembro de 2011

Xavier

Celebrou-se a festa de São francisco Xavier, no dia 3,  padroeiro das Missões.

Nasceu em 1506, como ultimo rebento de uma nobre família no castelo de Xavier em Navarra.
Dedicou-se ao estudo de filosofia em Paris mas foi conquistado por Santo Inácio de Loiola.
Quando um de dois missionários destinados para a índia adoeceu gravemente, e como urgisse a partida, deu-se-lhe um substituto em Francisco Xavier que aceitou com prazer a incumbência.
Depois de cinco meses de mar, invernou a nau em Moçambique. Passados seis meses na Ilha de Moçambique, continuou Francisco Xavier em outra nau e chegou a Goa no princípio de Maio de 1542. Percorreu quase toda a índia e partiu para o Japão em 1549 onde esteve dois anos tendo convertido o rei de Bungo.
Em 1552 foi a Malaca e de lá para a Ilha Sanchão, que está em frente de Cantão, pretendendo daí penetrar no império da China. Morreu de esgotamento na noite de 2 para 3 de Dezembro de 1552, na idade de apenas 46 anos.

Método missionário de Francisco Xavier:
 
- Estudar as condições do trabalho no próprio lugar da acção.
- Francisco Xavier é o típico missionário ambulante, que não se demora muito em nenhum lugar.
- Tratava de ganhar antes de tudo as classes dirigentes, influência vertical.
- Investimento na redacção de orações e catecismos nas línguas indígenas para dar aos indígenas as verdades da fé na sua própria língua materna.
- Fornecer a gente necessária aos trabalhos missionários. Embora pouco se demorasse nas novas fundações, nunca deixava de provê-las de agentes missionários, novos missionários ou auxiliares leigos.
- Tolerância canónica: Baptizava depois de pouquíssima preparação e sem cerimónias. A catequese posterior ao baptismo deveria completar o que faltara antes. Aos casados legitimava o matrimónio logo depois do baptismo. Se algum missionário se desalentava com as faltas dos novos cristãos, consolava-o, que tivesse paciência, que os filhos seriam melhores. E assim foi com efeito.
Estes são alguns traços relevantes da pedagogia missionária de Francisco Xavier. Mas esta teoria sem a prática pouco teria valido. Os grandes frutos de Francisco Xavier deve-se sobretudo ao seu grande exemplo de vida santa, que deu a todos e que o velou à honra dos altares.
(José Wickl SJ, Brotéria, Vol LV, Julho 1952, Fasc 1, página 5ss)


Sem comentários: