terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ovelha Perdida

3ª Feira - II Semana Advento

Parábola da Ovelha Perdida

Versão A – original
Um homem tinha cem ovelhas e uma delas se tresmalhou. Deixou então as 99 nos montes e foi procurar a que andava tresmalhada.
Ao encontrá-la, alegrou-se mais por causa dela do que pelas 99 que não se tresmalharam.

Versão B – adaptada
O Papa João Paulo II dizia que nos nossos dias esta parábola tinha de ser invertida, ou seja, não era mais as 99 ovelhas que estavam no aprisco e uma estava perdida, mas sim, uma no aprisco e 99 perdidas.
Mas o resultado seria o mesmo porque o amor de uma só ovelha continuaria a ser igual ao amor das 99.

Versão C - homófona
Eu diria assim: um pastor tinha CEM ovelhas. Como UMA se perdeu, o pastor deixou as 99 para ir à procura da única perdida e ficou assim SEM ovelhas nenhumas.
Mas o resultado foi o mesmo, pois deixar as 99 ovelhas para recuperar a ovelha perdida é ter a capacidade de dar um passo para trás para poder avançar mais, é perder para ganhar…

Versão D – pessimista
Um pastor tinha cem ovelhas e uma delas se perdeu. Deixou então as 99 ovelhas e nunca mais quis ser pastor, pois não estava para aturar aquilo.
Afinal ele não era pastor; era apenas uma ovelha perdida do rebanho do Senhor.

Versão E – realista
Um pastor ficou desgostoso ao reparar que perdera uma ovelha do seu rebanho. Tapou o buraco da cerca, apertou o controlo das outras ovelhas, não fossem elas também fugir. Uma semana depois apareceu-lhe a ovelha fugitiva, ferida e maltratada. O pastor ignorou-a, não lhe abriu a porta para que ela e as outras aprendessem a lição. E todos, ovelhas e pastor, ficaram muito tristes. E o Pastor é que aprendeu a lição e foi ao encontro da ovelha perdida enquanto as 99 preparavam uma festa para o seu Pastor.

Sem comentários: