quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Um livro que o Papa leu


O Coração Sacerdotal de Jesus
Um livro que o Papa leu e meditou

Foi escrito pelo Pe. Dehon de Maio de 1903 (Q. D. XVI, 1403) a Janeiro de 1906 em Roma e publicado em 1907.
Foi traduzido em várias línguas.
É constituído por 33 meditações destinadas particularmente aos sacerdotes e aos clérigos aos quais propõe como ideal o sacerdócio do Verbo no seio da Santíssima Trindade.
Na introdução o Pe. Dehon explica que “O Coração de Jesus é, acima de tudo, um coração de sacerdote, e convinha que os sacerdotes o honrassem sob este aspecto… Não é nesta escola do Coração sacerdotal de Jesus que nós havemos de aprender a tornar-nos verdadeiros e santos sacerdotes?... No contacto com o Coração sacerdotal de Jesus, nós ousamos dizer que todo o padre há-de tornar-se mais padre.”
A sua fonte principal de inspiração foi o livro do Pe. Giraud: “Padre e Hóstia”, que o Pe. Dehon desenvolveu à luz da devoção do Coração de Jesus.
Na audiência pontifícia de 30/01/1908, o Pe. Dehon ofereceu pessoalmente uma cópia ao Papa Pio X, que louvou o tema.
“Jesus é o sacerdote por excelência”, comentou o papa e prometeu tomá-lo durante um mês como objecto da sua meditação (Q.D. XV, 1948).
Terá estado presente ao escrever a exortação ao clero “Haerent Animo” por ocasião do 50º aniversário do seu sacerdócio, a 4 de Agosto de 1908, 6º ano do seu pontificado?
Alguns bispos serviram-se dele para a sua pregação nos meses do Coração de Jesus.

Sem comentários: