domingo, 31 de janeiro de 2010

Ser Fiel

O Papa Bento XVI ao promover este Ano Sacerdotal apresentou também o seu lema:

Fidelidade de Cristo,

fidelidade do sacerdote.


Como glosa deste tema, lembro um texto de Mário Branco, há alguns anos musicado por Mário Silva:

Quero ser fiel até ao fim
da aventura a que me dei!
Entre Deus e mim
só o amor é lei.

Ser fiel como a árvore ao chão,
Ser fiel como o pássaro ao ar,
Ser fiel como a luz ao sol irmão,
Ser fiel como o rio ao grande mar.

Se tudo for negrume nos espaços,
Esperarei em paz que o sol desponte;
E se a montanha me tolher os passos,
Contornarei a base do alto monte.

Se acaso me vencer o abatimento,
Sentar-me-ei na berma da estrada
O tempo só de recobrar o alento
Para continuar a caminhada.

Se à minha volta ouvir quem me censure
Levantarei os olhos para o alto
E, com a força que me vem da altura,
Seguirei sem temor nem sobressalto.

Quando chegar a noite sem manhã,
Na morte recebida com amor,
O silêncio total então será
P meu último sim dito ao Senhor.

Se é certo que a fraqueza me arrastou,
Através da existência tão vulgar,
Procurarei ser fiel! Tanto bastou
Para ficar em paz e confiar.

Assediado dos cuidados meus,
Na minha vida triste sou feliz;
Sendo fiel a mim e ao próprio Deus
Serei fiel à Fonte e à Raiz.

Na aridez do deserto há um caminho
E em toda a escuridão brilha uma luza!
Nunca me vi perdido nem sozinho,
Dentro de mim é Deus quem me conduz.


Sem comentários: